Descrição de chapéu chuva

Com chuva, córregos transbordam na zona leste de São Paulo

Capital pode ter chuvas fortes até sexta (2), segundo alerta da Defesa Civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A zona leste da cidade de São Paulo sofreu com a chuva no começo da tarde desta segunda-feira (28). Ao menos dois córregos transbordaram, o do Franquinho, na Penha, e o do Lajeado, na região do Itaim Paulista.

A Vila Prudente também ficou em estado de atenção por causa do risco de transbordamento do córrego Mooca, na avenida Professor Luiz Ignacio Anhaia Mello e na avenida Salim Farah Maluf.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e pela umidade, atingiram a capital paulista com forte intensidade.

Nuvens carregadas em São Paulo na tarde desta segunda (28) - Bruno Rocha/Agencia Enquadrar/Agência O Globo

De acordo com o órgão municipal, imagens do radar meteorológico do CGE mostraram chuva leve em toda a cidade por volta das 15h. Deve chover até a madrugada, mas com menos intensidade.

Neste horário, todas as regiões da cidade estavam em estado de atenção para alagamentos. Por causa do jogo do Brasil, que terminou por volta das 15h, a chuva e os alagamentos não chegaram a comprometer o trânsito —o índice de congestionamento na cidade está abaixo da média desde o começo do dia.

A marginal Tietê, que também teve estado de atenção para alagamentos, era a única via com congestionamentos na capital às 15h30, com 1,6 km de lentidão, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Torcedoras se protegem da chuva na República, região central de São Paulo, na tarde desta segunda (28) - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Segundo boletim da empresa que controla o trânsito paulistano, a cidade de São Paulo tinha apenas 2 km de congestionamento às 15h, logo após a vitória da seleção sobre a Suíça por 1 a 0. Às 13h, quando começou a partida e a chuva apertou, o índice era de 70 km.

A Defesa Civil fez alerta para chuvas fortes até sexta-feira (2) para a capital paulista, região metropolitana, Baixada Santista, litoral norte e Vale do Paraíba. No Vale do Ribeira, segundo o órgão estadual, pode chover até 175 mm no período.

Nesta terça (29), segundo o CGE, as precipitações mais significativas são esperadas a partir das primeiras horas da tarde.

"Há potencial para formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos", afirma o centro de gerenciamento.

Os termômetros devem oscilar oscilam entre 16°C e 25°C nesta terça. A temperatura deve subir até o fim da semana, chegando a 28ºC na sexta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.