Descrição de chapéu transporte público

Falha no sistema elétrico interrompe circulação dos trens da linha 1-azul do Metrô de SP

Pane deixou trecho entre Luz e Tucuruvi sem operar na manhã desta sexta (18); Paese foi acionado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma falha no sistema elétrico na linha 1-azul do Metrô, entre as estações Luz e Tucuruvi, afeta a operação de trens nesta sexta-feira (18), na capital paulista, impactando milhares de passageiros que utilizam os trens no horário de pico da manhã.

Segundo o Metrô, a falha foi detectada às 4h40, quando inicia a operação do sistema metroviário. Até as 6h15, os trens atenderam somente o trecho entre Jabaquara e Luz. Depois desse horário, os trens retomaram a circulação, mas as estações já estavam lotadas e com muitas filas.

0
Passageiros provocam tumulto ao tentar embarcar em ônibus devido a falha na Linha 1-Azul do metrô na manhã desta sexta(18); Falha de alimentação elétrica no trecho entre as estações Luz e Tucuruvi, afetou a circulação de trens - Reprodução/TV Globo

Como reflexo, os trens das linhas 2-verde e 3-vermelha também circularam com restrição de velocidade e intervalos maiores.

A operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionada e 80 ônibus foram disponibilizados para fazer o trajeto entre as estações da linha 1-azul.

O Metrô também solicitou à CPTM que liberasse a transferência gratuita entre os sistemas nas estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé e Brás, todas na linha 3-vermelha.

Antônio marcio Barros Silva, gerente de Operações do Metrô, explicou, em entrevista ao "Bom Dia São Paulo", da Tv Globo, que o problema foi detectado no início da operação, quando foram energizar as linhas para posicionar os trens.

"Ao tentar energizar, por algum defeito elétrico, nós não conseguimos energizar a linha inteira. Elas são divididas em quatro setores, e esses quatro setores não aceitaram comando remoto via centro de controle para fazer essa energização", explicou Silva.

O gerente disse também que o Metrô trabalha para prevenir problemas, mas é preciso investir em modernização.

"Nós temos trabalhado hoje na prevenção, investindo na parte de monitoramento de todos os nossos sistemas para a gente tentar se antever às falhas, nós temos também de entender que nós temos equipamentos com mais de 40 anos. Nós precisamos fazer uma modificação neles para poder receber as informações de forma remota também", informou.

0
Passageiros do metrô enfrentaram transtorno na manhã desta sexta-feira (18) devido a uma falha no sistema elétrico no horário de pico - Reprodução/TV Globo

O número de pessoas impactadas não foi informado. Segundo a assessoria do Metrô, os trens já circulam sem restrições.

"O Metrô lamenta o transtorno aos passageiros e apura o motivo que causou a falha", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.