Jairo Marques aborda vida da pessoa com deficiência com bom humor e profundidade em coletânea de crônicas

Autor, colunista e editor na Folha, é cadeirante e diz ser importante que outros tenham a compreensão do que ele sabe e sente; lançamento ocorre na 5ª

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Editor e colunista da Folha, o jornalista Jairo Marques lançará nesta quinta-feira (17) seu livro "Crônicas para um Mundo Mais Diverso" (editora Serena, 236 págs.), que reúne uma seleção de textos escritos por ele para sua coluna e trabalhos inéditos.

O lançamento será às 18h, na Drummond Livraria, no Conjunto Nacional, na avenida Paulista.

O jornalista Jairo Marques - Divulgação

Nos cem escritos que compõem sua obra, Jairo, sendo cadeirante, aborda vários aspectos da vida da pessoa com deficiência com leveza, bom humor e profundidade que lhe marcam.

Sobre o livro, o escritor diz que os textos falam sobre vários temas do cotidiano com o olhar de uma pessoa com deficiência. "É muito importante que eu possa falar sobre tudo. Durante muito tempo, foquei em problemáticas básicas da população com deficiência, agora quero falar também sobre amor, afeto e família", disse.

Jairo relata ser o processo de exclusão da pessoa com deficiência o seu maior desconforto, levado a suas obras com relatos tão sensíveis e incisivos que se tornam provocações.

O jornalista ainda diz ser motivado a escrever por ter a oportunidade de levar suas vivências para pessoas que não as conhecem. "Pessoas como eu sabem do que falo. Sabem e sentem. É importante que os outros também tenham essa compreensão."

O livro conta com prefácio de Mirian Goldenberg, antropóloga, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também colunista da Folha, que relata ser o "serumano [termo utilizado pelo autor] fora da curva do que se considera normal" a matéria-prima de Jairo.

A antropóloga destaca a observação atenta das diferenças em todas as suas dimensões como um dos diferenciais da obra.

"Toda pessoa com deficiência, todo ‘serumano’, em sua essência, precisa ter a chance de se expressar como é, de aprender como puder, de interagir do jeito que lhe convier."

"Os belos textos de 'Crônicas para um Mundo Mais Diverso' me dão a certeza de que, apesar dos nossos traumas, pânicos e inseguranças, ninguém pode destruir ou roubar a nossa liberdade de escolher a melhor atitude que podemos ter frente ao sofrimento inevitável", disse Goldenberg.

Outro nome que empresta seu relato para o livro é Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha. Ele diz ter conhecido Jairo há mais de uma década, nos corredores do jornal. "Vi sua evolução como colunista e repórter –porque Jairo é também daqueles raros anfíbios que se saem bem no factual e no autoral."

"Vi com entusiasmo seus textos de opinião crescerem em importância e relevância, ganharem seu patuá saboroso [...] e adquirirem estilo próprio, inconfundível", afirmou Dávila.

Jairo Marques é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com pós-graduação em jornalismo social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e atua na Folha desde 1999.

Ele também é autor do livro "Malacabado: a História de um Jornalista Sobre Rodas", publicado em 2016.

Crônicas para um Mundo mais Diverso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.