Descrição de chapéu drogas

Brasileira presa com cocaína em Bali pretendia ir para escola de surfe, diz polícia

Em depoimento, Manuela Farias, 19, disse não saber que drogas estavam em suas malas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias, 19, foi presa ao desembarcar no aeroporto de Bali, na Indonésia, com 3,9 kg de cocaína, além de comprimidos de medicamentos controlados. O país adota pena de morte para traficantes.

A prisão da jovem ocorreu no dia 1º de janeiro, mas foi divulgada somente nesta sexta (27) pela polícia do país, localizado no sudeste asiático.

Policiais seguram mulher jovem que veste uniforme laranja de presidiário
Brasileira é presa na Indonésia suspeita de tráfico de drogas - Reprodução/CNN Indonésia

De acordo com a CNN Indonésia, que acompanha o caso, a jovem teria dito, em depoimento, que desconhecia o conteúdo de duas malas que lhe foram entregues no Brasil. Segundo a polícia, Manuela viajou ao país após um amigo prometer uma vaga em uma escola de surfe, esporte que ela pratica.

"Prometeram a ela: ‘se você quiser ir para a escola de surfe, pode conseguir’. Esta é uma garota de 19 anos e seu hobby é surfar e isso foi prometido por um amigo próximo em sua casa, então ela trouxe o item com ela", disse o diretor de drogas da polícia de Bali, Kombes Iwan Eka Putra, em entevista coletiva.

O entorpecente foi encontrado em duas malas. Na primeira foram encontrados dois pacotes de cocaína, de 990 g e 637 g; na segunda havia três pacotes de cocaína, de 891 g, 711 g e 379 g.

Manuela foi indiciada com base na lei sobre entorpecentes da Indonésia, que prevê penas de 5 a 20 anos de detenção, prisão perpétua ou pena de morte, dependendo do caso.

Em 2015, os brasileiros Marco Archer e Rodrigo Gularte foram executados na Indonésia após condenação por tráfico de drogas.

A Folha entrou em contato com o Itamaraty e com a embaixada brasileira em Jacarta e não obteve resposta até a publicação deste texto. A reportagem não localizou a família da suspeita.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.