Descrição de chapéu Rio de Janeiro Alalaô

Carnaval popular do Rio terá camarote e manterá espaço para cadeira de praia e marmita

Festa das escolas da série Prata e Bronze, batizada de Nova Intendente, ganha modernização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Carnaval do Rio 2023 terá um novo local para desfiles das escolas do grupo de avaliação e das séries Prata e Bronze (antigos grupos de acesso C, D e E). A festa divulgada nesta terça (17) pela Prefeitura do Rio de Janeiro foi batizada de Nova Intendente e ocorrerá na avenida Ernani Cardoso, zona norte.

Além de cinco dias de desfiles haverá uma data exclusiva para blocos de rua. Ao todo, a organização espera cerca de 200 mil pessoas.

maquete com mini avenida de samba
Maquete mostra como será a nova passarela da Nova Intendente - Divulgação

"A gente chegou com o desfile um pouco para a frente, cerca de 250 metros, para não mudar o espírito e a relação que se tem com o solo da Intendente Magalhães. É um espaço com frisas, com camarotes, mas sem perder a essência do desfile de graça. As pessoas poderão levar suas cadeiras de praia, sua marmita, sua maionese", disse o subprefeito da zona norte, Diego Vaz.

A nova estrutura terá 400 metros de passarela e apresenta também um espaço de oito metros de largura, permitindo um número maior de integrantes por ala e até a construção de carros alegóricos de dimensões maiores. As arquibancadas, que antes recebiam até duas mil pessoas, terão capacidade para 5.000 foliões.

O projeto também promete ter a mesma qualidade de som e iluminação dos desfiles do grupo principal, realizados na Sapucaí, no centro do Rio.

"Nosso compromisso é democratizar os desfiles. A nova estrutura vai possibilitar que o folião, que muitas vezes não tem a oportunidade de estar na Marquês da Sapucaí, desfrute de uma estrutura no mesmo formato. É uma maneira de valorizar também as agremiações e os profissionais que fazem o Carnaval acontecer", afirmou o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

Desfilando como baiana há 45 anos, Lília da Silva, 65, disse que recebeu a avenida de presente de aniversário. "Faço aniversário hoje e esse foi o melhor presente. É grandioso presenciar isso, estou muito feliz. Nunca desfilei no grupo especial. Não tenho filhos ou marido, sou casada com o Carnaval. Irei desfilar em cinco escolas", comemorou.

Os desfiles na Nova Intendente, que servem de base para a Série Ouro e para o Grupo Especial, serão realizados no domingo (19/2), com as escolas do Grupo de Avaliação; na segunda-feira (20/2) e na terça-feira (21/2), com as escolas da Série Bronze; e na sexta-feira (24/2) e no sábado (25/2) com as escolas da Série Prata.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.