Descrição de chapéu Cracolândia

Delegado retirado por Tarcísio de delegacia da cracolândia deve virar assessor do prefeito

Roberto Monteiro, que coordenou as ações antidrogas no centro, foi convidado por Ricardo Nunes a ocupar cargo de assessor especial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), convidou o delegado Roberto Monteiro —responsável pelas ações de combate ao tráfico de drogas na cracolândia nos últimos anos— para ser seu assessor.

O convite foi feito depois da gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciar no último sábado (7) a saída de Monteiro da 1ª Delegacia Seccional do Centro, que inclui a região onde fica a cracolândia. Ele será substituído pelo delegado Jair Ortiz Barbosa, até então, responsável pelo comando da Polícia Civil no Vale do Paraíba, no último sábado (7).

"Mudaram aqui o delegado. Coloquei para ele [o vice governador, Felicio Ramuth] a questão de ter a continuidade. Pedi a ele que pelo menos o doutor Roberto Monteiro ficasse então na prefeitura à disposição. Ele falou que ia falar com o secretário e o governador, mas que da parte dele, vice-governador, tudo bem", afirmou Nunes em visita a equipamento para tratamento de dependentes químicos no centro de São Paulo nesta quarta-feira (11).

Usuários de drogas pintaram uma faixa na rua Vitória, no centro de São Paulo, para separar o ponto em que eles ficam do tráfego de veículos
Usuários de drogas pintaram uma faixa na rua Vitória, no centro de São Paulo, para separar o ponto em que eles ficam do tráfego de veículos - Leitor

A declaração foi dada horas antes de uma operação da Polícia Militar que dispersou com bombas de gás lacrimogêneo usuários que estavam concentrados na rua Vitória, também no centro. Até então as operações vinham sendo realizadas pela Polícia Civil e pela GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Diante da mudança no comando da Seccional do Centro, o prefeito vai nomear Monteiro como assessor especial da Polícia Civil na prefeitura. A ideia é que ele continue a colaborar com o programa anticrack municipal, o Redenção, e a atuar como autoridade policial em fatos relacionados à gestão. "Se tiver a oferta de drogas do jeito que tinha e a organização criminosa voltar a dominar o espaço, não tem como fazer as ações [de saúde e assistência social]", disse Nunes.

As conversas entre o prefeito e Tarcísio sobre manter o comando da Polícia Civil na região central se deram ainda durante o segundo turno, quando despontou a possibilidade de o ex-ministro ser eleito governador de São Paulo.

O escolhido para substituir Monteiro é ex-chefe do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 1, baseado em São José dos Campos —cidade da qual Ramuth (PSD) era prefeito até o ano passado.

O vice-governador foi nomeado por Tarcísio como responsável pelo tema cracolândia em sua gestão. Ramuth tem se reunido com o prefeito para elaborar o plano de atuação na região conhecida pela aglomeração de usuários de drogas a ser divulgado no próximo dia 23.

O Palácio dos Bandeirantes foi procurado para comentar a declaração de Nunes, mas não respondeu até a publicação deste texto. O vice-governador também foi procurado para comentar a mudança, mas também não se manifestou.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que as trocas de comando da Polícia Civil são baseadas em "critérios técnicos e promoções da instituição". Segundo a pasta, Barbosa é um estudioso sobre o tráfico de drogas.

Outros comandos da Polícia Civil foram trocados nestes primeiros dias do governo Tarcísio, como os das delegacias seccionais de Taboão da Serra, São José dos Campos, Taubaté e Jacareí.

Barbosa já teve reuniões com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Muraro Derrite, e entre as primeiras ações para combater o tráfico de drogas na cracolândia, sugeriu a instalação de câmeras de segurança e iluminação.

Como a Folha noticiou, a prioridade das gestões municipal e estadual será intensificar as internações. Para isso, será instalada uma unidade do Cratod (Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas) na cracolândia para agilizar os encaminhamentos para as unidades de saúde.

Em reação à mudança no comando das operações policiais na cracolândia, moradores dos Campos Elíseos fizeram um abaixo-assinado contra a saída de Monteiro. O documento reuniu cerca de 5.000 assinaturas.

A operação Caronte foi deflagrada pela 1ª Delegacia Seccional do Centro em junho de 2021 para identificar e prender traficantes que atuam na cracolândia. Na ocasião, os usuários se concentravam no entorno da estação Júlio Prestes e, depois, passou a ocupar a praça Princesa Isabel.

Em meio do ano passado, uma operação policial desmobilizou a concentração de dependentes químicos da praça e a cracolândia passou a ocupar diferentes pontos no centro.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto e de seu título afirmavam erroneamente que Ricardo Nunes disse nesta quarta (11) ter pedido a Tarcísio de Freitas que o delegado Roberto Monteiro fosse mantido no comando da 1ª Delegacia Seccional do Centro. O prefeito na verdade pediu a Felicio Ramuth, vice-governador, a manutenção das operações policiais no centro e que o delegado pudesse atuar na gestão municipal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.