Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Incêndio atinge aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

Não houve feridos, segundo concessionária que administra o aeroporto; fumaça foi vista de diversos bairros da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão do aeroporto internacional Tom Jobim, o Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (18). Não houve feridos, segundo a concessionária RIOgaleão.

Na redes sociais, moradores publicaram imagens da densa fumaça escura vista de diversos bairros da cidade e de outros municípios, como Duque de Caxias. Por volta das 19h, as equipes atuavam nos rescaldos.

Fumaça escura e densa ao fundo de casas
Fumaça de incêndio de galpão no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, nesta quarta (18) - Brenno Carvalho/Agência O Globo

O Corpo de Bombeiros informou que atendeu a ocorrência às 13h46 através do quartel da Ilha do Governador e acionou mais nove quartéis para dar conta do fogo, entre eles os grupamentos de operações aéreas e suprimento de água.

Em nota, o órgão disse que não foi acionado oficialmente pela administração do aeroporto e que a brigada de incêndio do Galeão "tentou combater as chamas sem o apoio da corporação, permitindo que o fogo se alastrasse" —o que a concessionária nega.

"O Corpo de Bombeiros soube do incêndio graças à busca ativa nas diversas mídias e com isso conseguiu chegar a tempo de isolar as chamas no local aonde iniciaram, afastando o risco de propagação para a área da Base Aérea", diz o comunicado.

 Fumaça toma galpão
Incêndio em galpão no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, nesta quarta (18) - Reprodução/TV Globo

O RIOgaleão, por sua vez, afirma que acionou os bombeiros de imediato assim que recebeu o alerta do incêndio, às 13h44, e que a brigada do aeroporto "atuou em conjunto" com a corporação para combater o fogo, que atingiu um módulo de um galpão localizado próximo ao terminal de cargas.

O aeroporto diz que as causas ainda serão apuradas e que o incidente não provocou afetou voos nem entregas: "Não houve impacto na operação de pouso e decolagem do aeroporto, tampouco na integridade das cargas".

"A concessionária reforça que cumpre todos os protocolos de excelência de segurança operacional que regulamentam a atuação aeroportuária no país, e reitera a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros nas ações preventivas e nas de emergência", afirma a nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.