Descrição de chapéu réveillon

Rojão que atingiu e matou mulher em Praia Grande (SP) era particular, diz apuração preliminar

Elisangela Tinem Gonçalves, 38, morava na capital e foi até o litoral para a festa de Réveillon

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Civil de Praia Grande, no litoral paulista, investiga de onde partiu e quem foi o responsável por acender o rojão que atingiu e matou uma mulher de 38 anos durante a passagem de ano na cidade. A vítima, que morava no Jardim Elisa, na cidade de São Paulo, havia ido até o local para o Réveillon.

Elisangela Tinem Gonçalves estava na faixa de areia da praia Nova Mirim, quando foi atingida pela explosão do artefato.

Mulher faz selfie
Elisangela Tinem Gonçalves, 38, que morreu após ser atingida por um rojão durante Réveillon em Praia Grande (SP) - Reprodução/ @elisangelatinem no Instagram

A explosão resultou em ferimentos na região do tórax e braço direito da mulher.

Segundo o delegado Alex Mendonça do Nascimento, assistente do 1º DP de Praia Grande, imagens do momento do acidente estão sendo analisadas e depoimentos tomados com a intenção de esclarecer de quem eram os artefatos.

A investigação preliminar apontou que os fogos seriam particulares, descartando que fizessem parte de alguma atividade oficial da prefeitura. Em publicação do dia 27 de dezembro, a gestão municipal detalhou a montagem de seis palcos oficiais para a queima de fogos, que seriam isolados em estruturas na faixa de areia, seguindo todas as normas de segurança necessárias, conforme o texto.

"A gente conseguiu algumas imagens que estamos trabalhando. A priori, não foram fogos da prefeitura. Pessoas que acabaram não cumprindo o que determina a legislação, que proíbe soltar fogos nessa situação", disse Nascimento.

Um primo de Elisangela também se machucou. Ele foi atingido por estilhaços no momento da explosão.

Conforme o boletim de ocorrência, policiais militares foram até o local e encontraram a mulher ferida. Um homem de 41 anos, que se identificou como primo da vítima, informou que, durante a queima de fogos, um rojão se prendeu no corpo da mulher e explodiu antes que ele conseguisse retirar.

De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas constatou a morte da mulher no local.

Praia Grande teve queima de fogos em seis pontos diferentes
Praia Grande teve queima de fogos em seis pontos diferentes - Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande possui uma lei que prevê a proibição do manuseio, da utilização, da queima e da soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos com estampido em todo o território do município.

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária de Praia Grande como homicídio e lesão corporal culposa (sem intenção).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.