Descrição de chapéu Alalaô

Bloco Então, Brilha! abre o Carnaval em Belo Horizonte

Desfiles começam ao raiar do sol e seguem ao longo do dia na capital mineira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O Carnaval 2023 começa oficialmente neste sábado (18) em Belo Horizonte respondendo a um verso do poeta russo Vladimir Maiakóvski: "Gente é para brilhar". O Então, Brilha!, bloco que arrasta milhares de foliões pelas ruas do centro da capital, tem concentração às 5h.

Criado em 2010, o bloco sai em uma região boêmia da cidade conhecida pelos hotéis de "alta rotatividade" e os "sobe e desce", imóveis de sobreloja, muitos com funcionamento 24 horas, para o chamado entretenimento adulto.

A foto mostra parte do trio elétrico e a bateria do bloco "Então, Brilha!", no Carnaval de 2020, o último antes da pandemia.
Desfile do bloco "Então, Brilha!" no Carnaval de 2020, último antes da pandemia, pelas ruas do centro de Belo Horizonte. - Belotur

A folia em Belo Horizonte é, sobretudo, para quem quer pular durante o dia. Além do Então, Brilha!, outros 60 blocos desfilam pelas ruas da cidade neste primeiro dia de Carnaval. De todos, 24 têm concentração até o meio-dia e apenas um desfila à noite, depois das 19h.

Também pela manhã, outro bloco gigante do carnaval de Belo Horizonte, o Tchanzinho Zona Norte, se concentra às 9h próximo ao estádio Mineirão. Foi criado em 2013 por moradores da região em uma época inicial do Carnaval da cidade, até então concentrado na região centro-sul.

Dados divulgados pela prefeitura apontam que 493 blocos desfilarão pelas ruas da capital. Tem folia para todos os gostos, conforme sugerem os nomes: Mais feliz que Pinto no Lixo, Axé nas Gerais, Nada Santa, African Beat e Cenário Kids.

A expectativa da Belotur, a empresa que organiza o Carnaval na cidade, é que 5 milhões curtam a folia a capital deste ano. O número envolve, porém, o período carnavalesco definido pela prefeitura entre 4 de fevereiro e 26 de fevereiro. O faturamento projetado é de R$ 600 milhões.

Os números apontam que esse deverá ser o maior Carnaval já realizado na cidade. Em 2020, último ano da festa antes do fechamento das cidades por conta da pandemia do novo coronavírus, o total de blocos foi de 347 com a presença de 4,4 milhões de foliões, segundo dados da prefeitura. À época não foi feita projeção de faturamento.

Além dos blocos de rua, o Carnaval da capital vai contar também com apresentações no Palco Oficial do Carnaval de Belo Horizonte, montado na praça da Estação, centro da cidade, com shows de trios elétricos, DJs e grupos de samba entre domingo (19) e terça (21).

Sábado (18)

Então, Brilha! - rua Curitiba 8 - Centro - 5h
Tchanzinho Zona Norte - avenida Antonio Abrahão Caram 972 - São Luís - 9h

Domingo (19)

Beiço do Wando - rua Timbiras 725 - Funcionários - 8h
Pena de Pavão de Krishna - rua Professor Lair Ramusat Renno 350 - Mangabeiras - 8h

Segunda (20)

Baianas Ozadas - avenida Afonso Pena 785 - Centro - 9h
Corte Devassa - rua Sapucaí 571 - Floresta - 9h

Terça (21)

Juventude Bronzeada - avenida Assis Chateaubriand 143 - Floresta - 9h
Bloco do Peixoto - rua Manaus 325 - Santa Efigênia - 9h

Veja a programação completa em http://portalbelohorizonte.com.br/carnaval/2023/programacao/bloco-de-rua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.