Carnaval do Rio tem esquenta com blocos tradicionais neste fim de semana; veja programação

Mais de 80 cortejos prometem agitar a cidade; Sapucaí recebe lavagem para os desfiles das escolas de samba

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Céu na Terra, Cordão do Boitatá, Simpatia é Quase Amor e Suvaco do Cristo. Esses são alguns dos mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro que prometem esquentar este fim de semana de pré-Carnaval na cidade. Mais de 80 cortejos da lista oficial da prefeitura desfilam entre o sábado (11) e o domingo (12).

Os megablocos Chora me Liga e Carrossel de Emoções prometem arrastar mais de 100 mil foliões no centro do Rio no sábado e no domingo, respectivamente.

Inicialmente previsto para desfilar no último sábado (4), o cortejo do Carrossel de Emoções foi transferido para este domingo (12) após o cancelamento do Bloco da Preta.

Foliões tocam instrumentos musicais em bloco de rua no Rio
Desfile do bloco Amores Líquidos pelo centro do Rio - Eduardo Anizelli - 21.abr.2022/Folhapress

Há ainda os blocos que fazem sucesso por causa do repertório temático, como o Fogo e Paixão, que desfila no domingo, às 10h, no Largo São Francisco de Paula, centro do Rio. Batizado com o nome de uma icônica canção do cantor Wando, o bloco completa 13 anos com uma turma que se define como brega.

No mesmo horário, as crianças ganham espaço no Gigantes da Lira, em Laranjeiras. O primeiro bloco infantil fundado na cidade leva diversão e muita fantasia para os pequenos foliões.

E por falar em tradição de Carnaval, neste sábado (11) acontece a lavagem da Marquês de Sapucaí, com componentes de todas as escolas de samba. O ritual das mães baianas para atrair energia positiva para os desfiles de 2023 está marcado para as 19h. Depois, ainda será realizado o teste de luz e som do sambódromo, com os desfiles técnicos de Unidos de Vila Isabel e Unidos do Viradouro.

No domingo, a partir das 20h30, será a vez das escolas Beija-Flor de Nilópolis e Acadêmicos do Grande Rio encerrarem a temporada de ensaios na avenida.

Para atender o público, as estações Central e Praça Onze do metrô funcionarão excepcionalmente até a meia-noite no domingo. As demais estações do sistema fecham às 23h e, a partir desse horário, funcionam apenas para desembarque, como de praxe aos domingos. No sábado, o metrô opera em horário normal.

Seja com destino à Sapucaí ou aos blocos de rua, a prefeitura recomenda que o folião use preferencialmente o transporte público e que os motoristas respeitem locais e horários de proibição de estacionamento —e evitem, assim, o reboque de veículos.

Com a passagem dos cortejos por vários bairros, haverá uma série de alterações no trânsito. As interdições começam na área de concentração dos blocos e são ampliadas gradativamente, de acordo com o deslocamento dos foliões.

O Carnaval de rua do Rio deve atrair 5 milhões de pessoas neste ano. Até o fim do mês, estão previstos mais de 400 desfiles pela cidade.

A programação completa dos blocos de rua está disponível no site oficial do Carnaval. Os cariocas e os turistas também podem consultar a lista de blocos autorizados no aplicativo gratuito 'Partiu Bloquimmm', da prefeitura.

Além dos desfiles da lista oficial, a programação conta com festas e outros eventos ao longo do fim de semana. Nesta sexta, o CasaBloco reúne Geraldo Azevedo, Bloco Superbacana, Academia da Berlinda, Toca Rauuul! e DJ Lala K, na festa Sexta Tropicana.

Com repertório que traz sucessos da música brasileira, o Bloco do Silva se apresenta no sábado, no NAU Cidades, na zona portuária, a partir das 20h.

Também no sábado, Sidney Magal comanda a noite Sou Brega, que tem ainda os blocos Desliga da Justiça e Fogo e Paixão, além do Amor e Sacanagem, com Aíla, Felipe Cordeiro, Keila e o DJ Pepe Jordão. A festa acontece no Clube Monte Líbano, no Leblon, às 21h.

PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS OFICIAIS DO RIO

SÁBADO

Céu na Terra
7h30 às 12h
Largo dos Guimarães - Santa Teresa, região central

Bloco Chora me Liga
8h às 12h
Rua Primeiro de Março, 66 - centro

Empolga às 9h
9h às 14h
Posto 9 - Ipanema, zona sul

Simpatia é Quase Amor
16h às 19h
Rua Teixeira de Melo - Ipanema, zona sul

Bloco das Carmelitas
19h às 22h
Praça Tiradentes - centro

DOMINGO

Carrossel de Emoções
8h às 12h
Rua Primeiro de Março, 66 - centro

Cordão do Boitatá
8h às 14h
Rua Primeiro de Março, 66 - centro

Fogo e Paixão
10h às 12h
Largo São Francisco de Paula - centro

Suvaco do Cristo
10h às 12h
Rua Jardim Botânico, 594 - Jardim Botânico, zona sul

Gigantes da Lira
10h às 15h
Praça Jardim Laranjeiras - Laranjeiras, zona sul

Banda da Barra
15h às 18h
Avenida Lúcio Costa, 3.646 - Barra da Tijuca, zona oeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.