Descrição de chapéu chuva

Deslizamento de terra soterra casas e mata uma pessoa em Olinda (PE)

Cinco vítimas foram resgatadas com vida; nesta madrugada, choveu no Recife o equivalente a 60% do previsto para fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

Uma pessoa morreu soterrada na manhã desta segunda (6) após um deslizamento de terra em Olinda (PE), na região metropolitana do Recife. Outras cinco vítimas foram resgatadas com vida, segundo balanço divulgado à tarde pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

O caso aconteceu no bairro de Águas Compridas. A vítima fatal é um homem de 19 anos de idade, que ficou soterrado nos escombros. Israel Campelo dos Santos era entregador de água e açaí. Ele estava em casa com a mãe e outros familiares no momento do deslizamento. Dentre as pessoas resgatadas estão duas menores de idade.

As buscas do Corpo de Bombeiros começaram às 7h40. Segundo o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), três pessoas retiradas do barro estão com quadro estável, e um homem foi resgatado com fraturas e levado para o Hospital da Restauração, no Recife.

Deslizamento de barreira em Águas Compridas, em Olinda na grande Recife nesta segunda-feira (6)
Um homem de 19 anos morreu soterrado e outras quatro vítimas foram resgatadas com vida após deslizamento de barreira em Águas Compridas, em Olinda (PE) - Rafael Vieira/Código 19/Agência O Globo

As aulas foram suspensas na rede municipal de ensino de Olinda.

A região metropolitana do Recife foi atingida por chuvas de intensidade moderada a forte durante a madrugada e a manhã desta segunda. Por volta das 10h30, o temporal deu uma trégua na capital.

A Defesa Civil do município informou que, em um intervalo de seis horas, foram registrados 77,93 mm de chuva em algumas partes da cidade, o equivalente a mais de 60% do total previsto para o mês de fevereiro, que é de 122,90 mm. Por volta das 9h, Recife tinha ao menos 15 pontos de alagamentos.

Na tarde do domingo (5), a Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuvas no Grande Recife e nas zonas da mata norte e sul de Pernambuco. Na manhã desta segunda, o alerta de risco subiu de observação para atenção.

A Prefeitura do Recife registrou três quedas de árvores e, até as 12h30 desta segunda, não havia ocorrências graves na cidade. Também houve problemas em semáforos, e o transporte público foi afetado com a restrição de circulação de linhas de ônibus que não conseguem passar por áreas alagadas.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24 horas.

A rede municipal de ensino do Recife não suspendeu as aulas, mas unidades que ficam em áreas de alagamento e não puderam receber os estudantes estão sem atividades. A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) suspenderam as aulas durante todo o dia, e a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) cancelou o expediente pela manhã.

As redes municipais de Ipojuca e Paulista, também na região metropolitana, suspenderam aulas. Jaboatão dos Guararapes, segunda maior cidade de Pernambuco, tem pontos de alagamento em avenidas principais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.