Mortos em naufrágio na baía de Guanabara chegam a 6 no Rio

Duas pessoas continuam desaparecidas; embarcação tinha 14 passageiros e afundou neste domingo (5)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Rio de Janeiro

Ao menos seis pessoas morreram, entre elas uma criança, após o naufrágio de uma embarcação na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, neste domingo (5). Um adolescente e um adulto continuam desaparecidos.

Ao todo, 14 pessoas estavam na embarcação. Vídeo gravado por um passageiro de outra embarcação mostra a chegada de uma tempestade à baía de Guanabara na tarde de domingo. As imagens foram entregues à Polícia Civil.

Uma lanca e um jet ski nas águas da baía de Guanabara perto de uma embarcação naufragada apenas com a proa sem estar submersa
Bombeiros buscam desaparecidos após naufrágio de uma embarcação na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro - Divulgação - 5.fev.2023/Corpo de Bombeiros RJ

Em nota divulgada na tarde desta segunda (6), a Capitania dos Portos afirmou que vai investigar as causas do naufrágio.

"Não foi verificado indício de poluição hídrica no local e um inquérito sobre acidentes e fatos da navegação irá apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha", diz a nota.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no fim da noite de domingo foram encontrados os corpos de um homem e de uma mulher, e o corpo de outro homem foi achado na madrugada. Os três estavam dentro da embarcação.

Nesta segunda foram encontradas mais três vítimas fatais. O corpo de um homem foi achado próximo ao vão central da Ponte Rio-Niterói, e os corpos de uma mulher e de uma criança estavam dentro da embarcação.

A identificação das vítimas é feita pelo IML (Instituto Médico Legal), e aos menos duas já foram reconhecidas por meio de exame de papiloscopia: Juliana Gomes de Lana da Silva e Everton Costa de Assunção.

Pouco antes, um amigo de Everton havia dito que tinha esperanças de encontrá-lo vivo.

"Cada vez que as horas passam a gente vai perdendo as esperanças. Mas ele sabe nadar, é pescador, é uma pessoa muito dedicada. Acredito que ele [Everton] esteja em alguma ilha ou agarrado a algum material de pesca", disse César Henrique Araújo.

Everton estava com a esposa, Ana Paula de Sousa, 46, que foi resgatada com vida. Também estavam no barco e foram salvos Ana Nilda dos Santos Soares, 43, Erick Pereira da Silva, 38, Marcos Paulo da Silva Correia, 45, e dois garotos de 10 e 14 anos. Todos já receberam alta.

Os seis foram resgatadas por terceiros, receberam os primeiros socorros dos bombeiros e foram encaminhados para o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador.

Mais de 50 bombeiros seguem empenhados nas buscas. Guarda-vidas e mergulhadores atuam com o apoio de lanchas, motos aquáticas, botes e aeronaves.

Naufrágio

A corporação foi acionada às 17h25 de domingo para iniciar as buscas, próximo à ilha de Paquetá, após um forte temporal atingir a cidade. A primeira informação era de que havia 12 pessoas na embarcação. Porém, segundo relatos de parentes, havia 14 pessoas a bordo.

Em nota, o Movimento Baía Viva lamentou o naufrágio.

"Lamentamos que, de um modo geral, há uma fragilidade e/ou ausência de fiscalização preventiva por parte dos órgãos públicos nos níveis federal, estadual e dos municípios costeiros da Baía de Guanabara em relação tanto aos crimes ambientais quanto em relação aos serviços de navegação e de transporte de pessoas e suas famílias para atividades de lazer náutico que se intensificam de forma exponencial durante o verão."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.