Descrição de chapéu chuva

Forte chuva deixa uma pessoa desaparecida em São Paulo e outra morta em Osasco

Na capital, homem caiu no córrego Oratório; na região metropolitana, vítima tentou atravessar enxurrada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O temporal que castigou a capital paulista e parte da Grande São Paulo nesta terça-feira (7) deixou ao menos duas vítimas. As duas pessoas foram levadas pela força das águas. Um foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (8), em Osasco, o outro, que sumiu da zona leste, segue desaparecido.

Segundo a capitã Kelly, oficial de operações do Corpo de Bombeiros, um homem foi carregado pela enxurrada na rua Fruta-de-Guariba, na Vila Industrial. Ele caiu no córrego do Oratório, na zona leste, que deságua no rio Tamanduateí.

A capitã disse que moradores da região tentaram salvá-lo, mas não conseguiram e ele acabou sumindo nas águas. Até a noite desta quinta (9), os bombeiros ainda tentavam encontrá-lo. A corporação informou ter realizado as buscas por quase 15 quilômetros entre o córrego do Oratório e o rio Tamanduateí, até chegar ao rio Tietê. No entanto, sem encontrar o corpo. As buscas continuarão na manhã de sexta (10).

Alagamento na região central da capital, próximo ao vale do Anhangabaú, no Terminal Bandeira
Alagamento na região central da capital, próximo ao vale do Anhangabaú, no Terminal Bandeira - Roberto Casimiro/Fotoarena/Folhapress

Às 17h10, o Corpo de Bombeiros confirmou um outro caso, mas em Osasco. Um homem foi tentar atravessar a enxurrada na rua Flor de Lotus, na região da estação de trem de Quitaúna, da ViaMobilidade, caiu e foi levado pelas águas.

As buscas começaram em seguida, mas, às 20h53, os bombeiros precisaram suspendê-las por causa das condições do tempo. As equipes retomaram as buscas na manhã desta quarta (8).

Por volta das 6h30, moradores encontraram um corpo boiando no córrego próximo à estação, antes da chegada dos bombeiros, e o retiraram da água. Uma familiar confirmou que o corpo era o do homem carregado pela enxurrada.

Até a 1h30, na capital e na região metropolitana, a corporação disse ter recebido 76 chamados para quedas de árvores e 158 para enchentes, principalmente, nos bairros de São Miguel, Carrão, Cidade Ademar, Belém e Ipiranga, além de dez chamados para deslizamentos ou desabamentos.

Um desses chamados foi para tirar os alunos de uma perua escolar que estava presa na enchente na região de Itaquera.

Com a diminuição da intensidade da chuva, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo anunciou o fim do estado de atenção para alagamentos às 17h34, embora ainda houvesse 29 pontos intransitáveis e 13 transitáveis na cidade.

Franco da Rocha

A cidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, amanheceu com ruas cobertas de lama como reflexo da forte chuva que atingiu o município na tarde e noite de terça-feira (7).

A cidade tem um acumulado de 72,5 mm de chuva, nas últimas 24 horas, de acordo com a prefeitura.

A água que estava acumulada nas ruas centrais escoou durante a madrugada e deixou grande quantidade de lama nas vias. A prefeitura informou que já iniciou uma operação para limpeza das ruas.

A chuva deixou 19 famílias desalojadas por conta de um prédio de apartamentos que foi parcialmente desocupado na noite de ontem. A Defesa Civil fará uma nova vistoria, às 9h, para orientar as medidas a serem tomadas.

O prédio foi interditado preventivamente devido à instabilidade de talude nos fundos do terreno.

Segundo a prefeitura, desde o início do ano passado, estão sendo construídos, em parceria com o governo do estado, dois piscinões para mitigar os problemas com enchentes e alagamentos na cidade. A previsão de conclusão é de 24 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.