Descrição de chapéu chuva

Temporal alaga São Paulo, deixa carros submersos e paralisa linhas de trem e metrô

Chuva forte atingiu todas as regiões da capital; rodízio é suspenso na tarde desta terça-feira (7)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma forte chuva atingiu São Paulo na tarde desta terça-feira (7) e deixou pelo menos 79 pontos de alagamento na cidade, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura). Às 20h45, mesmo com a melhora da situação, 15 trechos intransitáveis e 6 transitáveis ainda estavam ativos.

Todas as regiões da capital ficaram em estado de atenção das 13h às 17h34.

Itaquera, na zona leste, chegou a entrar às 14h em estado de alerta (nível máximo), pelo transbordamento do rio Verde, na rua Cunha Porã. Devido ao volume da enxurrada, vários carros ficaram submersos no local. Com a baixa das águas do rio, a região voltou para o estado de atenção às 16h55.

Mulher sobe no teto do carro para fugir da enchente em frente ao estádio do Morumbi, devido ao temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (7
Mulher sobe no teto do carro para fugir da enchente em frente ao estádio do Morumbi, devido ao temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (7) - Reprodução Instagram

As regiões mais atingidas no começo da chuva foram centro e zona leste. Na região central, havia nove pontos de alagamentos, sendo três deles intransitáveis.

Já na zona leste, o CGE computava nove pontos de alagamentos intransitáveis (cinco apenas na Mooca) e quatro pontos transitáveis.

Os bairros das regiões próximas do centro também sofreram, como o Ipiranga, com dois trechos intransitáveis, Butantã, com três vias fechadas pelas águas, além de Lapa, Butantã e Vila Prudente.

Com a movimentação das nuvens, a região sul e oeste também receberam grande volume de chuvas, o que acabou alagando até a área social do estádio do Morumbi e as ruas do entorno.

Até as 19h45, o Corpo de Bombeiros disse ter recebido 26 chamados para quedas de árvores e 133 para enchentes, sobretudo nos bairros São Miguel, Carrão, Cidade Ademar, Belém e Ipiranga.

A corporação informou também o desaparecimento de duas pessoas, levadas pela enxurrada, na zona leste e em Osasco.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) afirmou que, em decorrência de pontos de alagamentos na via, os trens da linha 7-Rubi não estão circulando entre as estações Francisco Morato e Botujuru e os da 11-Coral estão com intervalos maiores entre as estações Luz e Guaianases.

Já os trens da 9-Esmeralda estão circulando por via única entre as estações Jurubatuba e Autódromo, por causa da queda de uma árvore na linha, o que provoca grande lentidão e deixa as estações lotadas.

A concessionária ViaQuatro comunicou que o trecho da linha 4-Amarela, do metrô, não circula entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi. Assim, os ônibus do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados.

Devido ao temporal, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, anunciou que o rodízio municipal de veículos (carros com placas de final 3 e 4) está suspenso para o período da tarde desta terça-feira (7).

A CET também divulgou que, às 17h30, houve o recorde de congestionamento do ano na capital: 431 km. O recorde histórico é 485 km, de 8 de dezembro passado, dia do jogo da seleção brasileira contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.