Descrição de chapéu aniversário folha jornalismo

Folha estreia blog sobre autismo

A página será comandada pela jornalista Johanna Nublat, que trabalhou nas editorias de Cotidiano e Mundo e é mãe de duas crianças, uma delas autista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia neste domingo (19) o blog Vidas Atípicas, com informações, entrevistas e troca de conhecimentos sobre transtorno do espectro autista.

A página será comandada pela jornalista Johanna Nublat, que trabalhou nas editorias de Cotidiano e Mundo da Folha e é mãe de duas crianças, uma delas autista.

A jornalista Johanna Nublat, autora do blog Vidas Atípicas, é mãe de duas crianças, uma delas autista; "Estamos todos juntos numa grande comunidade querendo entender mais para agir e acolher melhor" - Johanna Nublat

"Ter sido repórter por 12 anos moldou minha forma de interagir com as pessoas, com os acontecimentos e com os fatos. Eu sempre busco informação para me sentir segura e valorizo muito poder conversar com gente interessante. Mesmo não trabalhando mais em jornal, eu ainda tenho esse espírito de repórter. É parte de quem eu sou", diz Nublat.

A jornalista empregará sua experiência para responder perguntas sobre o desenvolvimento atípico a partir da ciência, buscando artigos científicos e conversando com profissionais.

"Vivendo a experiência de ter uma criança autista em Barcelona e, agora, em Brasília, e acompanhando outras famílias atípicas ao redor do mundo aprendi que muitas das dúvidas e angústias são compartilhadas. Estamos todos juntos numa grande comunidade querendo entender mais para agir e acolher melhor", afirma.

A vivência como mãe atípica também modificou a compreensão de Nublat sobre o que é ser humano, ressaltando nuances despercebidas e propiciando uma sensibilidade que permeia palavras, fotografias e receitas, as duas últimas seus hobbies.

"Gostaria que esse espaço estivesse aberto para falar sobre o cotidiano das vidas atípicas, sobre vulnerabilidades, sim, mas também potencialidades das pessoas no espectro autista, e que elas mesmas possam falar sobre esses temas."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.