Descrição de chapéu Alalaô

Litoral norte de SP prepara Carnaval com bailes de marchinhas e bonecões

Além da expectativa de praias lotadas, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Bertioga e Ilhabela oferecem shows para os foliões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilhabela (SP)

As cinco cidades do litoral norte de São Paulo esperam praias movimentadas no Carnaval deste ano e têm programações de shows, blocos e desfiles de escolas de samba, além de bailes tradicionais e matinês.

As prefeituras de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Bertioga e Ilhabela projetam lotação na areia e na rede hoteleira. Em Ubatuba, a previsão é de 90% de ocupação, com expectativa de atrair 150 mil turistas. Em São Sebastião, 500 mil pessoas devem passar pela cidade no primeiro Carnaval sem máscara, após a pandemia, e com previsão de ocupação completa em hotéis e pousadas.

Vista aérea da praia mostrando o mar, de um lado, e a faixa de areia, do outro, lotada de guarda-sóis e barracas
Movimento na praia de Camburizinho, em São Sebastião (SP) - Bruno Santos - 29.nov.2020/Folhapress

Em Ilhabela, a taxa de ocupação da rede hoteleira está em 93%. A cidade viveu um Carnaval antecipado no dia 10, com os desfiles das cinco escolas de samba e dois blocos.

Além de receber turistas para as praias, as cidades do litoral norte também vivem o Carnaval. Em Caraguatatuba, a cidade mais populosa da região, a abertura oficial foi na quinta (16).

No centro, destaque para a praça Diógenes Ribeiro de Lima no sábado e domingo, das 19h às 20h, e na praça da Cultura, com folia a partir das 22h.

A região sul terá dois pontos. Um na raça Geraldo Pereira da Costa, no Travessão, e outro no Porto Novo, na praça Isaías de Souza. Os shows vão de sábado até terça-feira, a partir das 20h30. No norte é sexta a terça, às 20h30, na Praça Irmã Lucila, Massaguaçu.

Outro destaque é a volta dos chamados Carnavais de antigamente e das matinês. Os tradicionais bonecões também estão confirmados.

Em Ubatuba, o Coreto da Praça da Matriz terá matinês entre 15h30 e 19h de domingo, segunda e terça, além de bailes a partir das 21h20 de domingo e das 20h de segunda e terça-feira.

A programação completa tem matinês, gritos de carnaval, blocos e bailes por toda a cidade. Boa parte deles são no centro, mas há também no Perequê-Açu, Lázaro, Maranduba, Itaguá, Tenório, Sertão da Quina, Camburi, Praia Grande e Ilha dos Pescadores. De acordo com a prefeitura, a expectativa de ocupação da rede hoteleira batia nos 90%.

Em São Sebastião, serão 55 atrações em 15 pontos da cidade. Haverá folia no Centro, Barra do Una, Vila Sahy, Camburi, Maresias, Paúba, Toque-Toque Grande, Barequeçaba, Morro do Abrigo, São Francisco e Enseada. A estimativa é que 500 mil pessoas passem pela cidade.

Os destaques são o cantor Simoninha com a Banda Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, além do Bloco dos Bruto, Bloco do Barbosa e Bloco do Juca Teles e Banda Estrambelhados. Blocos locais tradicionais e as baterias das escolas de samba da cidade também vão para as ruas.

No domingo, ocorre a 31ª edição do Carnamar, na Praia do Arrastão, e o Banho da Doroteia, em Boiçucanga. Tem Banho da Doroteia também na segunda-feira, na Barra do Sahy.

Completam a programação shows da Banda Atitude 67 e de Pedrinho Dias, em Boiçucanga, e do Batuque da Nega, na rua da Praia. Outra atração é a Charola com Bonecos Gigantes em diversos pontos da cidade. O Centro Histórico recebe o concurso de fantasia infantil, o CarnaPet e os bailes com marchinhas.

Em Bertioga, o Carnaval é + Família terá cinco dias. São esperados cerca de 250 mil turistas, com lotação é de 80% da rede hoteleira.

A farra começa nesta sexta-feira com a abertura oficial às 19h, na praça de Esportes Radicais. O primeiro bloco sai logo depois, às 20h. Às 22h, ocorre a apresentação da nova corte carnavalesca e baile na Tenda de Eventos.

Dali em diante, tem folia na Riviera, Chácaras, Centro, Boraceia, Riviera, São Lourenço. O desfile das escolas de samba X9, Império Bertioguense e Bloco Banda da Costa será na segunda-feira, 20h, na Avenida Tomé de Souza, no centro.

'Dois carnavais'

Em Ilhabela, o Carnaval foi dividido em dois fins de semana. No primeiro, entre os dias 10 e 12, ocorreu o desfile das escolas de samba.

A programação volta sexta (17) com blocos e shows de músicos locais. O encerramento será no tradicional Banho da Doroteia, às 14h de terça-feira, no centro histórico, a Vila. Os principais eventos são na Vila, mas haverá também na Pedra do Sino, nas proximidades da balsa, Praia Grande, Perequê e Alto do Itaquanduba.

O Banho da Doroteia é uma das atrações mais esperadas. Os foliões desfilam com fantasias de papel crepom e terminam com um mergulho no mar, colorindo a água. O mais badalado ocorre na Vila, junto com os blocos Pé na Jaca, Tirando a Craca e Velhos Marinheiros. Há outros dois, um na Praia Grande no domingo e outro no Perequê na segunda-feira, ambos às 14h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.