Descrição de chapéu Obituário Suraia Badue Capez (1933 - 2023)

Mortes: Mãe amorosa e exigente, priorizou a educação dos filhos

Nas tarefas escolares, Suraia cobrava resultados e dizia que a diferença estava nos detalhes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Suraia foi excelente aluna durante a vida escolar e exigiu o mesmo dos quatro filhos. Desde o primário, nas tarefas escolares, a mãe dava lugar à professora: estudava junto com os meninos, acompanhava as lições e exigia resultados. Firme em suas ações, equilibrou o rigor das cobranças com o amor e os cuidados.

Enquanto estudante, o desejo de Suraia era ser professora. Chegou a se formar no antigo normal, mas abdicou da profissão para se dedicar à educação dos filhos, que colocou em primeiro lugar.

"Ela viveu para nós. E vamos sempre honrar sua memória", afirma o procurador de Justiça de São Paulo e professor Fernando Capez, um dos filhos.

Suraia Badue Capez (1933-2023) e o filho, Fernando Capez
Suraia Badue Capez (1933-2023) e o filho, Fernando Capez - Arquivo pessoal

Com 20 e poucos anos, Suraia trocou Uberlândia, onde nasceu, por São Paulo. A mudança foi motivada pela transferência da empresa de arame farpado de seu pai para a capital paulista.

São Paulo serviu de cenário para o encontro com o amor de sua vida, o dentista Amin Capez, com quem ficou casada por 39 anos. Ele morreu em 1999.

Ao longo da vida, Suraia mostrou a importância da disposição para o trabalho e do comprometimento com resultados. Perfeccionista, dizia aos filhos que a diferença estava no detalhe.

Suraia também foi uma mulher forte e corajosa. Enfrentou os problemas com a cabeça erguida. Da mesma forma, encarou a morte do filho Marcelo, em 1989, aos 26 anos, num acidente automobilístico.

Outra marca que carregou foi a solidariedade. "Ela era uma pessoa muito boa. Ajudava os empregados com doações de roupas e até reforma de casa. Minha mãe tirava dela para dar às pessoas", conta o filho.

Suraia chegou aos 89 anos lúcida, bem informada e vaidosa —não deixava de tingir os cabelos e de se maquiar.

Apreciava a leitura e conversava sobre todos os assuntos, da escalação do Palmeiras até política nacional e internacional. Chegou a ser membro honorário da Libra (Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil), entidade sem fins lucrativos que valoriza a participação da mulher na política.

Suraia Badue Capez morreu no dia 22 de fevereiro as 89 anos, por insuficiência cardíaca. Viúva, deixou três filhos, quatro netos e noras.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.