Descrição de chapéu transporte público

Paralisação de funcionários da Viação Sambaíba atrasa 41 linhas de ônibus da zona norte de SP

Ainda não há informações sobre o motivo do movimento; sistema Paese foi acionado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma paralisação de funcionários da Viação Sambaíba atrasou nesta segunda-feira (6) a operação de 41 linhas de ônibus que atendem a zona norte da capital paulista, como Santana, Vila Maria e Tucuruvi. As linhas afetadas ligam a zona norte às demais do município.

As viagens que deveriam ser realizadas desde às 4h20 foram canceladas pelos funcionários paralisados.

Pontos de ônibus ficaram cheios por conta da paralisação - Reprodução/TV Globo

De acordo com o SindMotoristas, a paralisação ocorreu como um protesto contra demissões e punições consideradas excessivas.

Os trabalhadores reclamam de cinco demissões injustificadas e 30 punições aplicadas pela empresa. Segundo o SindiMotoristas, após o protesto a empresa se comprometeu a reverter as demissões e as punições foram canceladas.

A SPTrans afirmou que os ônibus da Viação Sambaíba começaram a sair da garagem às 6h e a operação está sendo normalizada gradativamente.

Mas, a essa altura milhares de passageiros já foram impactados diretamente pelos atrasos, que ocorrem desde às 4h. Os pontos ficaram lotados.

A SPTrans afirmou também que está aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas desde as 4h20, que causou o atraso na saída de 41 linhas da Viação Sambaíba, sem aviso prévio aos passageiros, descumprindo o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada de paralisação de serviço essencial e prejudicando a população.

Garagem lotada de ônibus - Reprodução/TV Globo

A SPTrans acionou o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para transportar os passageiros destas linhas e vai registrar Boletim de Ocorrência para que os envolvidos sejam responsabilizados.

A Folha não conseguiu contato com a Viação Sambaíba.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.