Descrição de chapéu Alalaô

São Paulo tem Carnaval até na segunda-feira

Grupos de foliões saem às ruas em quase todos os dias desta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A segunda-feira (13) na região central de São Paulo não foi de ressaca após o fim de semana intenso de pré-Carnaval.

Em pleno início da semana, o bloco da tradicional Banda Redonda, fundada em 1974 e que se apresenta como a mais antiga do centro, desfilou pelas ruas acompanhada de foliões que não desanimaram nem com a chuva fraca da noite.

O Carnaval do grupo, com samba, marchinhas e MPB, teve também um palco em frente ao Teatro de Arena, na rua Teodoro Baima, Consolação.

Sabrina Sato em bloco em São Paulo
Sabrina Sato em bloco em São Paulo, no domingo (12) - AgNews


O desfile misturou foliões com fantasias a outros com roupas do dia a dia e guarda-chuva nas mãos. Os carnavalescos passaram por pontos famosos da região central, como o Theatro Municipal, a esquina das ruas Ipiranga e São João e a praça da República.

Durante o fim de semana, cerca de 180 atrações agitaram a capital e levaram milhares de pessoas para as ruas após dois anos sem programação oficial por causa da pandemia de Covid-19.

Nos próximos dias, assim como a Banda Redonda, outros grupos sairão às ruas antes do início oficial do Carnaval. Tem bloco para quase todos os dias da semana.

Nesta terça (14), o bloco Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo) vai desfilar nas ruas do Bixiga com o tema "Brasil da Esperança" e shows de Kaká Silva e da Cia Paulista de Samba.

A concentração está marcada para as 17h, na rua Rui Barbosa, e os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível.

Também no Bixiga, a Banda do Candinho, fundada em 1981, sai na quarta (15), às 18h, com concentração no cruzamento das ruas 13 de Maio e Santo Antônio. O grupo anunciou a jornalista Maju Coutinho como madrinha do Carnaval 2023 e deve percorrer as ruas do centro.

A sexta (17) será o dia do primeiro cortejo do bloco afro Ilú Obá de Min neste ano, com início na praça da República e caminhada em direção ao Largo do Paissandu, às 20h. O cortejo marca o início oficial do Carnaval de São Paulo.

O segundo cortejo, no domingo (19), terá concentração às 13h na rua Conselheiro Brotero, 195, em Santa Cecília, e saída em direção ao Armazém do Campo, na alameda Eduardo Prado.

O Ilú fará uma homenagem à filósofa e ativista Sueli Carneiro, com o tema "Akíkanjú: Pensamento e Bravura de Sueli Carneiro".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.