Descrição de chapéu Alalaô

Mulheres são maioria em prisões por furto de celular no pré-Carnaval de São Paulo

Flagrantes ocorreram em blocos e festa fechada, e polícia recuperou 110 aparelhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ações das polícias Civil e Militar na tentativa de coibir roubos e furtos durante o pré-Carnaval, entre sábado (11) e domingo (12), resultaram na prisão de dez pessoas, sendo oito delas mulheres.

Todas foram detidas em flagrante em passagem de blocos e em uma festa fechada em São Paulo. Outros quatro adolescentes, incluindo uma menina, foram apreendidos.

Ao todo, 110 aparelhos foram recuperados pela polícia.

Aparelhos apreendidos durante ação em festa pré-Carnaval
Aparelhos apreendidos durante ação em festa pré-Carnaval na cidade de São Paulo - Polícia Civil/Divulgação

Em uma das ocorrências, cinco mulheres suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em furtar telefones celulares em eventos fechados e locais de grande aglomeração foram detidas na madrugada de sábado durante uma festa no estádio do Canindé, na região central. Com elas, foram localizados 61 aparelhos.

As mulheres foram abordadas por policiais civis infiltrados no evento.

O quinteto foi indiciado por associação criminosa e furto qualificado.

O delegado responsável pela ação, Percival Alcântara, do 5° DP (Aclimação), afirmou que as suspeitas agiriam na folia de rua. "O Carnaval é um prato cheio, com aglomeração, bebidas, distração, muita muvuca, barulho."

"Especificamente, essa quadrilha presa no sábado era formada por mulheres", afirmou o policial. "As mulheres têm algumas vantagens, elas podem usar cintas, roupas elásticas, o próprio sutiã. Tem imagens que o pessoal gravou na festa de celulares dentro do sutiã de uma das mulheres."

O delegado acrescentou que, em ambientes mais cheios, a presença das criminosas não é notada. "Pelo fato de ser mulher, estar no meio também, talvez não cause tanta desconfiança." Entretanto, Alcântara disse que os crimes do tipo são cometidos tanto por homens quanto por mulheres.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), três mulheres e um homem foram presos em flagrante e uma adolescente, apreendida nos bairros de Pinheiros e Barra Funda, na zona oeste, durante a passagem de blocos. No total, naquela região, 44 aparelhos foram recuperados.

Em um dos casos, policiais militares do 23° Batalhão realizavam patrulhamento no sábado pela avenida Henrique Schaumann, em Pinheiros, zona oeste, quando abordaram um suspeito que havia acabado de sair do meio da multidão. Os PMs viram quando ele guardou um celular no bolso, enquanto segurava um outro nas mãos.

Em revista pessoal, os policiais localizaram quatro aparelhos dentro de uma bolsa.

Duas vítimas compareceram à delegacia e tiveram os aparelhos restituídos. O homem ficou detido aguardando decisão da Justiça.

No centro, além do caso no Canindé, foram registradas ocorrências na região da República, no centro. Um homem foi preso e três adolescentes, apreendidos. Um celular avaliado em cerca de R$ 8 mil foi localizado e devolvido à vítima.

Ainda segundo a pasta, um homem foi preso no domingo, em Pinheiros, com 31 cartões bancários e uma máquina de cartões escondidos no bolso da calça. Aos policiais, ele disse que adquiriu os cartões de uma pessoa em um bloco de Carnaval.

O detido foi levado ao 14° DP (Pinheiros) para prestar esclarecimentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.