Acidente entre trem e ônibus com alunos da Apae deixa dois mortos no Paraná

Veículo tentava atravessar o trilho quando foi atingido e chegou a ser arrastado por cerca de 30 metros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Um acidente envolvendo um trem e um ônibus escolar deixou duas meninas mortas nesta quinta-feira (9), em Jandaia do Sul, no norte do Paraná. Elas tinham 11 e 15 anos de idade. A colisão ocorreu por volta das 11h30.

O ônibus escolar é de uma Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e transportava 29 pessoas: além do motorista, três monitoras e 25 alunos, entre crianças e adolescentes.

Segundo o Corpo de Bombeiros, todos foram levados para hospitais da região e seis pessoas estão internadas em estado grave.

O número de pessoas envolvidas no acidente foi alterado pelos Bombeiros ao longo do dia. As primeiras informações indicavam 25 pessoas.

Um vídeo obtido pelos bombeiros mostra que o ônibus escolar tentou atravessar o trilho quando foi atingido na lateral pelo trem. Com o impacto, algumas pessoas foram arremessadas para fora do veículo.

Ônibus escolar que bateu em trem em Jandaia do Sul, no Paraná - Portal GMC Online

O ônibus chegou a ser empurrado pelo trem por cerca de 30 metros.

Em nota, a concessionária Rumo, que opera o trem, disse que o maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem de acordo com as regras de segurança.

A empresa também disse que ele acionou os freios de emergência quando foi surpreendido pela travessia do veículo.

"Vale lembrar, que por ser uma composição de carga de grande escala, o trem pode levar até 500 metros para conseguir parar por completo após o acionamento do freio emergencial", afirmou a Rumo.

O motorista do ônibus levava os estudantes para casa quando colidiu com o trem na altura da rua Presidente Kennedy, na Vila Rica.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Apucarana e Jandaia do Sul atenderam o acidente, que também contou com apoio aéreo e ambulâncias de municípios vizinhos.

As circunstâncias do acidente ainda vão ser investigadas.

A concessionária Rumo acrescentou que "vai colaborar com as autoridades policiais" e que "lamenta profundamente o acidente".

O governo do estado decretou luto oficial de três dias. O governador Ratinho Junior (PSD), que está em viagem oficial ao Japão, se manifestou em rede social: "Recebi com muita tristeza a notícia do acidente em minha cidade natal, Jandaia do Sul. Que Deus conforte o coração das famílias e de todos os profissionais da Apae", escreveu ele.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.