Descrição de chapéu Folhajus

Operação prende 15 suspeitos de integrar facção que comanda ataques no RN

Promotoria diz que mirou cadeia de comando do Sindicato do Crime; total de detidos em nove dias chega a 169 no estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Operação deflagrada nesta quarta (22) por forças de segurança no Rio Grande do Norte prendeu 15 suspeitos de integrarem o Sindicato do Crime, grupo criminoso apontado como organizador dos ataques no estado.

Coordenada pelo Ministério Público do RN, a operação Sentinela cumpriu 13 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão na capital, Natal, e em mais nove cidades. Duas pessoas foram presas em flagrante com armas, drogas, celulares e dinheiro.

A maior parte dos detidos, segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público, já tinha ligação com o Sindicato do Crime. Desde que os ataques começaram, há nove dias, foram efetuadas 169 prisões, de acordo com o governo do estado. Cinco mandados não foram cumpridos, e o MP diz que esses suspeitos já são considerados foragidos.

Foto mostra restos de ônibus queimados. só é possível distingui-los por causa das estruturas retorcidas
Terminal de ônibus em Natal foi alvo de ataques - José Adenir - 15.mar.23/TheNews2/Folhapress

As investigações têm sido direcionadas para desarticular o comando da facção e as ordens para ataques, e as prisões desta quarta atingiram os três níveis mais altos da hierarquia, dizem os promotores.

O topo da cadeia de comando, segundo o Ministério Público, é formado pela "final", grupo com os fundadores da facção e responsável por tomar as grandes decisões. Abaixo está o "conselho", que tem integrantes presos e na rua. Em seguida vêm a "transparência" e as "linhas de frente", que coordenam a facção em bairros e cidades menores do estado.

A Promotoria diz que ações de desarticulação têm sido feitas nos últimos dois anos, com a transferência de 18 presos para presídios federais. Os promotores afirmam ainda que, após o início da onda de ataques, mais dez pessoas foram transferidas para unidades pelo país, com restrição de comunicação e visitas supervisionadas.

O Ministério Público tem dito que, com os ataques, o objetivo dos criminosos é garantir o que os promotores consideram regalias, como visita íntima, ventiladores nas celas e alimentação fornecida pela família. O órgão diz que não há previsão para tais pedidos na lei de execução penal.

Ainda, investigadores apontam cooptação de pessoas que não são ligadas a facções, principalmente menores de idade, para participar dos ataques.

ENTENDA OS ATAQUES

A onda de violência começou na semana passada e tem como alvos prédios públicos, bancos, veículos e lojas.

No final da tarde de terça (21), uma bomba explodiu nas proximidades da ponte do Igapó, que dá acesso à zona norte de Natal. O barulho da explosão assustou motoristas, e a via chegou a ser interditada por cerca de uma hora nos dois sentidos. Após vistoria do esquadrão antibombas, a ponte foi liberada. Ninguém ficou ferido.

A ponte foi interditada pela polícia nos dois sentidos durante cerca de uma hora.

As investigações apontam que o Sindicato do Crime, facção dominante no Rio Grande do Norte, tem comandado os ataques no estado para pressionar por melhorias das condições nas penitenciárias.

Inspeções nos presídios também apontam a prática de tortura física e psicológica, com castigos e fornecimento de comida estragada para os detentos. A gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) disse que vai apurar tais relatos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.