Descrição de chapéu feminicídio

Presidente da Câmara de Juazeiro do Norte (CE) é achada morta ao lado do namorado

Polícia suspeita de que Yanny Brena (PL) tenha sido vítima de feminicídio e que companheiro se matou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Curitiba

A presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (a 492 quilômetros de Fortaleza), a médica Yanny Brena Alencar Araújo (PL), 26, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (3), ao lado do namorado, Rickson Pinto, 28.

Os corpos foram encontrados na casa onde moravam, no bairro Cidade Universitária. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informou que a principal linha de investigação é de feminicídio seguido de suicídio.

"Mais informações serão repassadas em momento oportuno para não comprometer os trabalhos policiais em andamento", diz a nota da pasta.

Yanny Brenna, presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (CE), ao lado do noivo, Rickson Pinto - @ricksonpinto no Instagram

Equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Pefoce (Perícia Forense do Ceará) foram acionadas e realizaram as primeiras apurações no local. O caso é investigado pelo Núcleo de Homicídio e Proteção à Pessoa da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte e pela DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Juazeiro do Norte.

Yanny é irmã do deputado federal Yury Bruno, conhecido como Yury do Paredão (PL). No gabinete dele em Brasília, a informação é de que ele saiu da capital federal pela manhã para Juazeiro e que, muito abalado, não vai se manifestar.

Em rede social, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que lamenta profundamente as mortes: "Que Deus conforte as famílias e os amigos neste momento de imensa dor".

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), também manifestou profundo pesar e decretou luto oficial de três dias: "A gestão municipal, neste momento de dor e tristeza, presta solidariedade aos familiares e amigos".

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte não havia se manifestado sobre a morte até a publicação deste texto.

Yanny completaria 27 anos no próximo dia 10 e foi eleita para a presidência da Câmara no início do ano. "Fico muito grata e honrada em ser a 2ª mulher a presidir a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Quero fazer um mandato de muita transparência, aproximando o Legislativo do povo, do Executivo e, acima de tudo, um mandato em prol da população de Juazeiro do Norte", escreveu ela, em seu perfil Twitter, onde publicava com frequência.

Sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, ela escreveu: "O ataque às sedes dos 3 poderes, que as deixaram destruídas, também foi um ataque à Democracia no Brasil. A eleição já terminou. Ela foi limpa, transparente. O respeito aos resultados é obrigação de todos".

Sua última publicação na rede social ocorreu em 17 de fevereiro: "Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o carnaval! Vamos aproveitar com alegria, diversão e responsabilidade. E atenção, principalmente para as mulheres: #Ligue180, é um serviço gratuito de denúncias pra crimes contra a mulher".

Yanny Brenna, presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (CE), ao lado no namorado - Yanny Brena no Facebook

Investigação

Somente após laudo da Pefoce será possível confirmar a causa das mortes, ressaltou a Secretaria da Segurança. Outras informações só serão divulgadas em momento oportuno para não comprometer os trabalhos policiais em andamento, destacou.

A pasta ainda pediu que a população contribua com as investigações por meio de denúncias. As informações podem ser direcionadas para o telefone (88) 3572-1736, que é o número de WhatsApp do Núcleo de Homicídio, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

As denúncias também podem ser encaminhadas ainda para o número 181, do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.