Suspeito de liderar ataques no Rio Grande do Norte é morto em confronto na Paraíba

Segundo a polícia, ele estava foragido; estado teve novas cenas de violência nesta quarta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem apontado como financiador e um dos líderes dos ataques criminosos realizados em diversas cidades do Rio Grande do Norte foi morto em confronto com policiais na Paraíba, na madrugada desta quarta (15).

O suspeito, identificado como José Wilson da Silva Filho, 29, era foragido e estava escondido em uma residência no bairro de Paratibe, em João Pessoa, segundo a Polícia Civil potiguar.

José Wilson da Silva Filho, 29, estava foragido e é apontado como um dos líderes de organização criminosa - Divulgação/Polícia Civil do Rio Grande do Norte

A operação foi realizada em conjunto pelas polícias de Rio Grande do Norte e da Paraíba. O homem teria recebido os agentes a tiros.

De acordo com as investigações, o suspeito era responsável por financiar e distribuir armas para o grupo que realizou os ataques. Com ele, a polícia apreendeu uma pistola e um carro.

A imagem mostra homens fardados em frente a um avião
Equipe da Força Nacional de Segurança chega ao Rio Grande do Norte - Divulgação/Governo do Rio Grande do Norte

Durante o confronto, ele foi baleado e socorrido no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu.

Diante da violência, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança, e parte da equipe chegou ao estado no início da madrugada desta quarta. O primeiro avião da FAB (Força Aérea Nacional) pousou com 30 policiais a bordo, e um segundo avião, com mais 70 agentes, chegou logo depois.

Secretaria de Obras de Acari foi alvo de criminosos na madrugada de terça (14) - Reprodução

Os ataques começaram na madrugada de terça (14), com ônibus incendiados e alvos de tiros e depredação de prédios públicos, bancos e lojas. Ao menos 25 suspeitos foram presos. Um adolescente também foi apreendido, e outro suspeito foi morto em confronto com policiais, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do estado.

Atos criminosos foram registrados em ao menos 14 cidades: Natal, Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lajes Pintadas, Montanhas, Mossoró, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso. Há relatos de ocorrências em outros municípios. O governo do estado confirma que houve novos ataques nessa madrugada, mas não diz em quais cidades nem quais foram os alvos.

Prefeituras de ao menos oito municípios suspenderam diversos serviços públicos, como exames, transporte, evento esportivos e aulas, em função da insegurança.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.