Descrição de chapéu Mobilidade transporte público

Três são presos por vandalismo em pátio de trem em SP; ViaMobilidade aponta sabotagem

Ataques que comprometem a operação têm sido recorrentes, de acordo com a empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Três pessoas foram presas na madrugada desta segunda-feira (10) após invadir o pátio de Presidente Altino, da linha 9-esmeralda, em São Paulo, com ferramentas específicas de corte.

A ViaMobilidade afirma que vem sofrendo com diversos atos de vandalismo e que, pelo padrão, pode tratar-se de "ação deliberada" para prejudicar suas operações.

As linhas operadas pela ViaMobilidade têm apresentado falhas constantes que são investigadas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Ferramentas de corte encontradas com invasores na madrugada desta segunda (10)
Ferramentas de corte encontradas com invasores na madrugada desta segunda (10) - Divulgação/ViaMobilidade

Segundo a concessionária, nesta madrugada, os agentes de atendimento e segurança flagraram as três pessoas com ferramentas específicas de corte de cabos e fios. Duas estavam dentro do pátio enquanto outra ficou do lado de fora dando cobertura.

Na madrugada de domingo (9), também foi verificado outro ato de vandalismo na linha 9-esmeralda, com corte de fios próximo à estação de Presidente Altino. Essa foi a 5ª ação de vândalos em menos de três dias, de acordo com a ViaMobilidade.

Na ocasião, os invasores tamparam a caixa de fios com o concreto após o corte, o que teria dificultado a identificação dos pontos violados.

O ato impactou na queda da sinalização entre sete estações, de Jurubatuba a Berrini, o que afetou a visualização, a supervisão e o controle das operações.

A equipe de manutenção, destacou a ViaMobilidade, tem trabalhado desde a madrugada de domingo para identificar o ponto e restabelecer a sinalização o mais rápido possível. Sem impacto para os passageiros.

A empresa diz acreditar que possa estar sendo alvo de sabotagem.

"Esses fatos ocorridos recentemente, com padrões semelhantes, levam a empresa a entender que se trata de ação deliberada com o objetivo de prejudicar a operação e a segurança do sistema, o que acaba, consequentemente, gerando danos a milhares de pessoas que dependem do transporte público", afirma.

Contudo, a ViaMobilidade afirma não ter suspeitas de quem possa estar por trás dos vandalismos sofridos.

CASOS DE VANDALISMOS RECENTES:

  • 4.abr: corte de fibra próximo da estação Mendes;
  • 7.abr: corte de fibra em Engenheiro Cardoso;
  • 7.abr: corte de fibra próximo ao pátio Presidente Altino;
  • 8.abr: oito cabos foram intencionalmente rompidos também em Presidente Altino, próximo ao pátio da estação.
  • 9.abr: corte de fibra próximo à estação de Presidente Altino.
  • 10.abr: Interceptação de três pessoas com ferramentas de corte no pátio de Presidente Altino

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirma que as forças policiais de Osasco se reuniram com representantes da ViaMobilidade no último dia 4 para estruturar ações para o combate aos crimes patrimoniais, incluindo roubo, furto e receptação de fios e cabos elétricos.

Além disso, a Polícia Civil, ressalta, está em contato com os representantes da empresa de transportes para apurar o dano em cabos de fibra ótica ocorrido no sábado, em uma estação em Osasco. A empresa foi orientada quanto ao prazo para representar criminalmente contra os autores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.