Tribunal questiona mudanças de Ricardo Nunes no programa de metas de SP

Prefeitura modificou 55% dos objetivos, segundo presidente do TCM

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São Paulo

O Tribunal de Contas do Município (TCM) emitiu nesta quarta-feira (26) um alerta para a Prefeitura de São Paulo justificar as alterações no programa de metas do município, que estabelece as prioridades da gestão para o quadriênio de 2021 a 2024.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) apresentou uma revisão no programa com modificações em pelo menos 27 propostas.

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Prefeitura aposta na instalação de faixa azul para redução de mortes no trânsito - Danilo Verpa -24.jan.2022/Folhapress

O alerta é um instrumento legal no qual o TCM pede explicações ao Poder Executivo. O presidente do órgão, Eduardo Tuma, disse que as alterações das metas abarcam mais de 55% do total de ações.

"A nova versão traz alteração de indicadores, iniciativas em 42 das 77 metas, além da exclusão de uma meta pactuada com a sociedade civil e seus devidos representantes apenas dois anos antes", afirmou ele na sessão desta quarta.

Ele também afirmou que a prefeitura suprimiu "as justificativas técnicas para, entre outras modificações, retirar o compromisso de implementação de escolas, piscinões, terminais e corredores de ônibus, entre outros".

Os conselheiros do TCM querem que a prefeitura aponte o impacto dessas alterações e os eventuais risco causados pelas mudanças.

"A retirada do compromisso de construção de escolas, terminais de ônibus, BRTs. A exclusão da meta de via atendidas por ônibus, a redução do índice de mortes por trânsito, a redução da carga orgânica no córrego Guarapiranga e a cobertura vegetal da cidade. Proponho ao pleno o encaminhamento de ofício ao Poder Executivo como forma de alerta", disse Tuma. A proposta do presidente foi acatada por unanimidade.

Como a Folha mostrou na sexta (21), a prefeitura desistiu de inaugurar até 2024 quatro terminais de ônibus e dois corredores BRT e, também, de construir 11 piscinões em locais afetados pelas enchentes.

A gestão Nunes disse que não foi não foi comunicada oficialmente sobre o alerta, mas afirmou que responderá todos os questionamentos do tribunal.

"Reiteramos que há justificativas técnicas e análises de viabilidade orçamentária e administrativa quanto a todas as mudanças", diz a nota. "Ademais, esclarecemos que não houve supressão do compromisso de implementação de escolas, piscinões, terminais e corredores de ônibus."

Segundo relatório de execução anual do Programa de Metas, a gestão Nunes concluiu 13 dos 77 itens e lançou nove novas metas, além de excluir ter excluído uma, a de ampliar em 420 quilômetros a extensão de vias atendidas pelos pelos ônibus. Com dois anos de mandato, o prefeito terá, então, de entregar 72 das 86 promessas estabelecidas inicialmente.

Uma das alterações que gerou polêmica é da meta 39. Antes, ela estabelecia o objetivo de "reduzir o índice de mortes no trânsito para 4,5 por 100 mil habitantes". Agora, o texto traz a promessa de que a prefeitura vai "realizar 18 ações para a redução do índice de mortes no trânsito".

Entre as ações da prefeitura para redução de mortes no trânsito, a principal aposta é na instalação de 200 quilômetros de faixa azul para motociclista. Ao anunciar a implantação das faixas, o secretário de Planejamento, Fernando Chucre, admitiu que a atual gestão não alcançaria a meta anterior.

"Isso [implantação de faixa] considerando que vamos ter dificuldades no atendimento da meta original, na redução da meta de mortes. Estamos, então, ampliando a iniciativa das faixas azul, considerando que uma morte por dia está vinculada a motociclista", afirmou o secretário.


REVISÃO DO PROGRAMA DE METAS

Meta inicial Alteração
Construir 14 novos piscinões Realizar 230 obras no sistema de drenagem, visando a redução das áreas inundáveis e mitigação dos riscos e prejuízos causados à população
Reduzir o índice de mortes no trânsito para 4,5 por 100 mil habitantes Realizar 18 ações para a redução do índice de mortes no trânsito
Implantar dez projetos de Urbanismo Social Implantar dez Territórios Educadores
Implantar corredores de ônibus no modelo BRT (Bus Rapid Transit) na avenida Aricanduva e na Radial Leste Viabilizar a implantação de corredores de ônibus no modelo BRT (Bus Rapid Transit) na avenida Aricanduva e na Radial Leste
Implantar quatro novos terminais de ônibus Viabilizar a implantação de quatro novos terminais de ônibus
Atingir mais de 50% de cobertura vegetal na cidade de São Paulo Plantar 180 mil árvores nativas de modo a expandir o bioma da mata atlântica e manter a cobertura vegetal do município
Reduzir em 15% o total de carga orgânica (proveniente da cidade de São Paulo) lançada no reservatório Guarapiranga Promover 17 mil ligações domiciliares de esgoto no território municipal da Bacia Hidrográfica do Reservatório Guarapiranga e Billings
Atingir 100% de cumprimento das metas individuais de redução da emissão de poluentes e gases de efeito estufa pela frota de ônibus do transporte público municipal Reduzir a emissão de poluentes e gases de efeito estufa pela frota de ônibus do transporte público municipal
Remodelar as praças de atendimento das subprefeituras para que centralizem todos os serviços municipais no território Descomplica SP Remodelar as praças de atendimento localizadas nos territórios das subprefeituras - Descomplica SP

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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