Descrição de chapéu chuva

Uma pessoa morre e duas estão desparecidas após embarcação afundar em Bertioga

Segundo o Corpo de Bombeiros, acidente ocorreu por causa do mau tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bertioga (SP) e São Paulo

Uma pessoa morreu e duas continuam desaparecidas após uma embarcação naufragar na madrugada deste sábado (8) em Bertioga, no litoral de São Paulo.

Segundo o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), 12 pessoas estavam a bordo quando a embarcação foi atingida por fortes ondas. O acidente ocorreu a cerca de 1 km do Canal de Bertioga, próximo ao centro da cidade.

Teto do barco naufragado na madrugada deste sábado (8), na entrada do canal de Bertioga
Teto do barco naufragado na madrugada deste sábado (8), na entrada do canal de Bertioga - Rubens Cavallari/Folhapress

Ainda segundo os bombeiros, a pessoa que morreu era um homem de 68 anos. Na manhã deste sábado, a corporação segue fazendo buscas na região para encontrar os outros dois desaparecidos, que tem 64 e 65 anos.

Testemunhas afirmam que os sobreviventes foram encontrados agarrados a pedaços de madeira e isopor. Todos estavam com cheiro de combustível da embarcação, exaustos e com hipotermia.

Segundo o relato, o socorro veio após um dos dois tripulantes conseguir nadar até a praia e chegar, após perder as roupas no naufrágio, até o Hotel 27. Em choque, já debaixo de um cobertor, ele contou do naufrágio: "meu barco afundou, tem mulheres e idosos."

Um funcionário do hotel ligou para o pescador Rodrigo Vidal, 47, que acionou os colegas que trabalham no cais.

Um dos primeiros a ser encontrado foi o piloto do barco, agarrado a um botijão de gás. Depois, o filho de um dos pescadores ouviu gritos na água.

Depois, com a ajuda dos bombeiros, eles acharam mais três pessoas, já cansadas de tanto nadar. Eram parte do grupo de amigos e familiares que haviam alugado o barco. Depois, outras quatro pessoas foram encontradas com vida.

"Mais cinco minutos e acho que eles morriam", disse Vidal.

O naufrágio ocorreu a cerca de um quilômetro da praia. O grupo voltava da ilha Montão de Trigo, onde haviam ido pescar. Segundo os relatos dos pescadores, a embarcação virou pouco antes de 0h, e os pescadores partiram para o resgate à 1h10.

Defesa Civil alertou ainda na quinta-feira (6) para a ocorrência de fortes chuvas e ventos em todo o litoral paulista.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região litorânea entrou em estado de alerta vermelho para fortes chuvas na sexta-feira (7), com a possibilidade de precipitação acima de 100 mm em 24h.

As pancadas de chuva ocorrem pela chegada de uma frente fria que veio da região oceânica próxima ao litoral do Paraná e se espalhou pelo litoral paulista, e agora segue em direção ao estado do Rio de Janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.