Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Terraplanista faz pichações e quebra imagens de santos em capela no interior de SP

Polícia Civil ainda não identificou o autor do ataque, o segundo do tipo em dois meses em Araras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um terraplanista vandalizou a capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada na zona rural de Araras (a 171 km de São paulo).

No dia 7 de março, pichações com a frase "A Terra é plana pesquise" foram feitas nas fachadas de diversos prédios da cidade.

Na madrugada deste sábado (29), no entanto, além de reproduzir essa frase do lado de fora, o pichador entrou na capela, que pertence à paróquia São Benedito, quebrou imagens de santos, que foram amontoados à frente do altar, e pichou as paredes.

Altar da capela Nossa Senhora da Piedade, em Araras (SP), pichado com as imagens de santos quebrados no chão
Altar da capela Nossa Senhora da Piedade, em Araras (SP), pichado com as imagens de santos quebrados no chão - @corrente_clara no Twitter

Entre as frases pichadas, o invasor escreveu "A Terra é um círculo plano com uma cúpula acima (o nosso céu)" e "Detalhe importante a Bíblia também diz que a Terra é plana" (citando versículos na sequência).

Na parede do fundo do altar, em frente às imagens quebradas no chão, ele pichou: "Estas estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes. Teriam elas algum poder para ouvir orações ou livrar do mal aqueles que clamam a elas?".

Segundo a Polícia Civil, o invasor teria usado um maçarico para destruir a fechadura da porta de entrada da capela, que estava em obras.

"A perícia foi acionada e o caso foi registrado como 'pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumentos urbanos', 'dano' e 'ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo', pela delegacia de Araras", informou à Folha a Secretaria de Segurança Pública.

A ação do pichador foi repudiada por dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira. Em nota, ele enfatizou a intolerância religiosa.

"A capela foi invadida e teve imagens retiradas de seus nichos e pichações nas paredes com dizeres que demonstram o desrespeito religioso. Em tempos de um comportamento social agressivo, onde destaca-se a violência, o preconceito e a intolerância ao próximo, devemos ressaltar a Carta Magna de 1988, principalmente no tocante da prática da tolerância religiosa e da cultura de paz, respeitando a dignidade e a liberdade de consciência da religião", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.