Descrição de chapéu Quilombos do Brasil

Demora em titulação prejudica quilombos e gera suspeita de racismo institucional

Processo pode levar mais de 20 anos e, muitas vezes, deixa comunidades vulneráveis a invasões, ameaças e violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

casa de madeira em região com flores rosas

Casa no Quilombo Porto Velho, da região do vale do Ribeira, em São Paulo Bianca Tozato / ISA

São Paulo

"É um direito. É como um reconhecimento da escravidão praticada contra o nosso povo", afirma Oswaldo dos Santos, 54, ao definir a importância da titulação do quilombo Porto Velho, na região do vale do Ribeira, em São Paulo, onde nasceu e vive até hoje.

Já faz mais de vinte anos que a comunidade dele luta pelo título, documento que oficializaria a propriedade do território ocupado. Ainda assim, parece distante de conquistá-lo.

Homem com máscara facial mexe em farinha
Oswaldo dos Santos, do Quilombo Porto Velho, da região do vale do Ribeira (SP), prepara farinha de mandioca destinada à distribuição de comida orgânica - Manoela Meyer / ISA

Santos, um dos líderes da associação do quilombo, diz que a busca pelo título é, acima de tudo, uma tentativa de interromper as invasões nas áreas da comunidade, o que, segundo ele, é constante e põe em risco a vida dos moradores.

"[O título] É para garantir às famílias a permanência da cultura da comunidade", acrescenta. "É para que a gente não receba mais tanta ameaça [de expulsão e de violência]."

Embora tenha suas próprias especificidades, a situação fundiária do Porto Velho é semelhante a de vários outros quilombos brasileiros.

Direito assegurado pelo artigo 68 da Constituição, a regularização de terras quilombolas caminha, muitas vezes, a passos lentos —e em alguns casos, nem sequer sai do lugar. Não à toa, somente 5% das mais de 6.000 comunidades existentes no país são tituladas.

Dividido em várias etapas, o processo de regularização fundiária se inicia com a autoidentificação de uma comunidade. Depois, é submetido às fases de certificação, delimitação, demarcação e, em alguns casos, desapropriação de terrenos.

Quem emite a certificação das comunidades é a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura. Já as demais etapas são de responsabilidade do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), ou dos institutos de terras estaduais e municipais.

Os três primeiros quilombos titulados no Brasil foram os de Boa Vista, Água Fria e Pacoval do Alenquer —todos no Pará—, em 1995. De lá para cá, o país emitiu 322 títulos no total. Juntos, correspondem a menos de 1% do território nacional.

"Vários processos de titulação levam dez, 15, 20 anos. Não dá para olhar toda essa morosidade sem falar em racismo institucional. O reconhecimento desses territórios sempre fica em segundo plano", diz Milene Maia, coordenadora de programas do ISA (Instituto Socioambiental), entidade conhecida por pesquisas e ações de defesa de povos quilombolas, caiçaras, indígenas e ribeirinhos.

Além do racismo institucional, Maia atribui a demora da regularização fundiária a interesses políticos e agrários sobre esses territórios. Para ela, o sistema de titulação precisa urgentemente ser revisto e modificado.

Só no Incra existem hoje 1.802 processos abertos sobre a regularização de territórios quilombolas à espera de uma conclusão.

Questionado sobre o tempo levado na titulação, o Incra afirma que "o andamento dos processos também envolve a atuação de outros entes, cada um com seu próprio rito e tempo de tramitação processual".

O órgão diz ainda que é prejudicado por "restrições orçamentárias" e garante que medidas estão sendo tomadas pelos gestores atuais para "reverter esse quadro", mas não entra em detalhes sobre possíveis mudanças.

Segundo Milene Maia, do ISA, a maioria dos "processos empacados" paralisa durante a elaboração do chamado RTID (Relatório Técnico de Identificação e Delimitação) que reúne informações históricas, antropológicas, cartográficas, ecológicas e fundiárias da comunidade.

É geralmente nessa fase que, ainda na visão dela, interesses externos aos do quilombo entram em ação para dificultar o processo —por meio de articulações com membros dos órgãos responsáveis pela avaliação do documento.

O quilombo Porto Velho é um caso repleto de entraves. A comunidade foi reconhecida oficialmente em 2003 pelo Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e certificada em 2006 pela Fundação Cultural Palmares. Sete anos depois, teve seu RTID concluído, mas só viu o documento ser publicado em 2016. Ainda hoje aguarda a finalização dos trâmites burocráticos.

Localizada entre as cidades de Itaóca e Iporanga, a área que a comunidade reivindica tem cerca de 960 hectares e passou a ser ocupada pelos antepassados dos atuais moradores no século 18, quando negros escravizados foram transportados à força para uma fazenda da região.

Conhecida pela produção de mel e de farinha de mandioca, a comunidade tem hoje 27 famílias e integra uma rede de cultivo sustentável do vale do Ribeira.

Advogada de povos e comunidades tradicionais, Patricia de Menezes Cardoso explica que a titulação de terras quilombolas se dá em nome da associação de cada comunidade, "na modalidade de propriedade coletiva".

Segundo ela, que é membro da Comissão de Direito Administrativo da OAB-SP, a regularização fundiária é uma medida de reparação histórica com os povos escravizados no país. Isso explicaria o por que a legislação proíbe que terrenos titulados sejam divididos, fracionados ou vendidos —condição que dificulta a especulação imobiliária nessas áreas.

Título nenhum, porém, é sinônimo de paz. Ou pelo menos é assim que Rafaela Santos, advogada da Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras e moradora de Porto Velho, avalia a situação.

Ela afirma que pouco adianta titular áreas se outras políticas forem ignoradas. Como exemplo, cita a desapropriação de terrenos —medida de despejo e indenização dada às pessoas que não pertencem ao quilombo, mas ocupam seu território.

"Não basta emitir um papel. É fundamental pensar na resolução dos conflitos", diz. "É importante fazer a desapropriação e oferecer canais de denúncia [de violação dos direitos quilombolas]."

A advogada diz ainda que a tensão nos quilombos se intensificou nos últimos anos, com o governo Bolsonaro. Na sua avaliação, o aumento dos conflitos teria acontecido tanto em nível federal quanto estadual e municipal.

Apesar de se mostrar empolgada com a chegada de Lula (PT) ao poder, Rafaela Santos diz ter "fortes dúvidas" sobre a postura do novo governo em relação às reivindicações quilombolas. "Até agora, não sinto que seja, de fato, uma prioridade."

O projeto Quilombos do Brasil é uma parceria com a Fundação Ford

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.