Descrição de chapéu Obituário João Zanforlin Schablatura (1948 - 2023)

Mortes: Jornalista e advogado, teve a vida ligada ao futebol

João Zanforlin se tornou conhecido como repórter de rádio e TV e também como advogado do Corinthians

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A trajetória profissional de João Zanforlin Schablatura começou cedo e aos 15 anos ele já fazia parte da equipe de reportagem da Rádio Piratininga de Piraju, a 340 km da capital paulista. Nascido na pequena Timburi (2.652 habitantes no Censo de 2020), ele foi para a cidade vizinha (34 km de distância) para seguir um dos seus sonhos: ser jornalista.

Anos depois, ele cursou direito na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e, formado, passou a se dividir entre as coberturas jornalísticas e as ações nos tribunais.

Naquela época, ele já havia sido contratado pela Rádio Bandeirantes de São Paulo, após se destacar na cobertura do vice-campeonato da segunda divisão do Campeonato Paulista (atual Série A3) pelo Piraju FC, em 1964, aos 16 anos de idade.

Como radialista, ele passou a se destacar justamente nos eventos esportivos. Em mais de 50 anos de carreira, trabalhou na cobertura das Copas do Mundo de 1970 a 1998 e das Olmpíadas de 1972 a 1996, além de acompanhar jogos dos campeonatos nacionais de futebol nos estádios, como repórter e, posteriormente, como comentarista.

João Zanforlin Schablatura (1948 - 2023)
João Zanforlin Schablatura (1948 - 2023) - Reprodução

Zanforlin ficou mais de 20 anos no Grupo Bandeirantes, também participando das transmissões televisivas. Quando saiu da empresa, teve uma breve passagem pelo SBT antes de se transferir para a TV Cultura, na qual continuou sua carreira até se aposentar do microfone no início dos anos 2000, passando a se dedicar apenas à advocacia.

"Ele sempre exerceu as duas profissões, de advogado e de jornalista. Obviamente que no começo o jornalismo predominava por causa dos jogos fora de São Paulo que exigiram muitas viagens. Era uma vida sempre bastante agitada", conta a filha, Daniela Barbosa Schablatura Themudo Lessa, 43.

Suas ações como advogado começaram ainda em Piraju, defendendo o clube da cidade nos tribunais desportivos, trabalho que desempenhou pelo Corinthians, seu time do coração, no qual foi diretor jurídico por muitos anos.

"Todos no Corinthians falaram que o time é que tinha que agradecer ao meu pai. O Alessandro [gerente de futebol] o destacou não só como corintiano, mas pela pessoa que ele era, pelo caráter e pela integridade", conta a filha. "A relação deles era muito bacana porque era corintiano e no fundo acabou juntando a paixão com a profissão. Ele ficava vibrando a cada jogo e já pensando em qual estratégia usaria para defender o clube no tribunal se desse algum problema."

Zanforlin ainda trabalhou no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e defendeu a Portuguesa no polêmico caso Héverton, julgamento que rebaixou a equipe para a Série B do Brasileiro em 2013.

Enquanto não estava trabalhando, a paixão de João Zanforlin era assistir a jogos de futebol e jogar truco. Segundo a filha, ele também curtia passar o tempo com os netos Gabriela e Eduardo. Além disso, mantinha a rotina de tomar café na padaria com a mulher, Heloísa, 72, de comer feijoada no restaurante da esquina de casa, de fazer churrasco com o genro, Tiago, e de viajar para Cachoeira Paulista (a 194 km da capital) para visitar os familiares da mulher.

"Ele era uma pessoa extremamente simples, bem-humorada, alto astral. Com ele não tinha tempo ruim. Brincalhão, ele era aquele tio de quem todo mundo gosta", completa Daniela, destacando que o pai tratava todo mundo sempre igual.

João Zanforlin morreu no dia 29 de maio, aos 75 anos, em São Paulo. Ele lutava contra um linfoma não Hodgkin e teve sepse (infecção generalizada). Seu corpo foi cremado no crematório da Vila Alpina. Ele deixa a mulher, Heloísa, a filha, Daniela, e os netos Gabriela e Eduardo.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.