Força Aérea encontra avião desaparecido no Paraná; 3 ocupantes morreram

Destroços foram achados na região da Serra do Mar; monomotor desapareceu na segunda-feira (3) com funcionários públicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Porto Alegre

A Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou, no início da tarde desta sexta-feira (7), o monomotor que estava desaparecido desde a segunda-feira (3) no Paraná.

A aeronave desapareceu do radar na Serra do Mar e foi encontrada próxima ao litoral paranaense às 14h01, segundo a FAB, sem sobreviventes.

Militar na janela de helicóptero
Militar da Força Aérea Brasileira durante a procura por avião desaparecido na Serra do Mar do Paraná - @fab_oficial no Twitter

Três pessoas estavam no avião de matrícula PT-JZC: o piloto Jonas Borges Julião e dois assessores da Casa Civil do Governo do Paraná, Felipe Furquim e Heitor Guilherme Genowei. Eles haviam decolado em Umuarama com destino a Paranaguá, no litoral, às 7h de segunda.

O monomotor foi encontrado por militares da Força Aérea que estavam em um helicóptero H-60 Black Hawk. Nas 65 horas de buscas, a FAB também usou um avião SC-105 Amazonas.

Em nota, a FAB disse que investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), localizado em Canoas (RS), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial no local do acidente.

Além da Força Aérea, participaram das buscas integrantes do Corpo de Bombeiros e Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BMPOA).

Só a equipe comandada pelo Corpo de Bombeiros reuniu 50 pessoas, entre bombeiros militares e voluntários, que realizaram as buscas por terra. Também foram utilizados drones militares.

Também em nota, o governador Ratinho Júnior (PSD) confirmou as mortes das três pessoas. "Depois de cinco dias de intensa busca e muita esperança, é com imenso pesar que comunico que três corpos foram encontrados nesta tarde na Serra do Mar", diz texto publicado no site do governo estadual.

"Nesse trágico acidente aeronáutico perdi amigos que acreditavam arduamente na nossa gestão. Deixo toda a minha solidariedade às famílias nesse momento de intensa dor", afirma.

O servidor Furquim, antes do cargo na Casa Civil, foi diretor do Instituto Água e Terra em Umuarama, de 2019 a 2022, e diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, em 2022. Genowei, além de assessor, tinha um posto de combustíveis em Umuarama.

Conforme o Governo do Paraná, os servidores estavam em deslocamento para uma agenda de trabalho em Paranaguá. Eles avaliariam a possibilidade de navios de turismo atracarem no litoral paranaense.

0
O monomotor que caiu na Serra do Mar, no Paraná, matando três pessoas; destroços do avião foram encontrados nesta sexta-feira (7) - Reprodução

O avião desapareceu dos radares de controle de tráfego aéreo às 10h14 de segunda-feira. O último contato com a aeronave foi às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. Conforme o BPMOA do Paraná, não houve pedido de socorro emitido pela aeronave.

As buscas começaram na tarde de segunda-feira, mas são dificultadas pela baixa visibilidade do solo na região. O entorno da Serra da Prata, onde estão concentrados os trabalhos, é uma região de mata atlântica densa. No dia do desaparecimento, a visibilidade também estava comprometida em razão da neblina.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.