Descrição de chapéu chuva

São Paulo terá frio, vento de 90 km/h e sensação térmica de 4ºC até sexta (14)

Ventania pode até causar atrasos de voos; região de Campos do Jordão tem previsão de sensação térmica abaixo de 0ºC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma mudança brusca no tempo deverá provocar ventos fortes e queda radical na temperatura a partir desta quinta-feira (13) no estado de São Paulo.O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil deverá provocar fortes rajadas no estado até sexta (14).

Em seu alerta, a Defesa Civil afirma que há possibilidade de ventos de até 90 km/h nesta quinta na região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Ribeira e na região de Itapeva. Não há previsão em qual horário do dia isso deve ocorrer.

Já o frio deve intensificar principalmente na sexta.

Morador de rua se protege do frio em ponto de ônibus na avenida Paulista; São Paulo terá queda brusca na temperatura nesta sexta-feira (14) - Bruno Santos - 17.jun.23/Folhapress

As regiões de Campinas e Sorocaba também devem ficar atentas para ventos de até 80 km/h.

Em agosto do ano passado, a estrutura de um estande de exposições voou para cima de uma avião no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. A causa teria sido uma rajada de vento de 72 km/h.

Segundo a Aeroportos Brasil, que administra o aeroporto de Viracopos, em Campinas, pode haver alteração nos pousos e decolagens, dependendo de fatores como velocidade e direção do ventos.

"Estas questões são avaliadas pelos controladores, que respondem à Aeronáutica, e ficam em contato direto com os pilotos sobre as eventuais alterações meteorológicas que possam interferir nos voos", afirma a concessionária, por meio de assessoria.

Em situações de intempéries, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, diz emitir um comunicado às empresas que atuam nas áreas operacionais para que atuem conforme procedimentos de segurança.

A Infraero, responsável por Congonhas, diz que rajadas podem influenciar na operacionalidade do aeroporto, porém a decisão de pousos e decolagens em ocasiões de ventos fortes é do comandante da aeronave, conforme as informações meteorológicas que ele recebe.

Por volta das 18h20 desta quarta (12), as rajadas de ventos no aeroporto da zona sul paulistana estavam entre 15 nós e 25 nós, ou seja, entre 27,78 km/h e 46,3 km/h.

A Marinha emitiu dois alertas nesta semana para riscos de ondas que podem atingir de 4 metros a 4,5 metros em São Sebastião, no litoral norte, em virtude de ressaca no mar provocada pela ação do ciclone extratropical no Sul do país.

Por causa das alterações no mar, o Departamento Hidroviário, do governo estadual, afirmou que há possibilidade de interrupção dos serviços de balsas operados em São Paulo —que ocorrem, por exemplo, na travessia entre Santos e Guarujá e entre São Sebastião e Ilhabela.

"Não é recomendado que pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo também atenção com as edificações, infraestruturas e evitem parar próximo a árvores e vias em áreas que sejam vulneráveis à erosão e inundações costeiras", afirma em nota a Defesa Civil.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, reforçou que há potencial para queda de árvores na capital nesta quinta-feira.

Até domingo (16), a Defesa Civil estadual alerta ainda para a possibilidade de formação de geada em algumas regiões paulistas, por causa da chegada de uma frente fria seguida de uma massa de ar frio, que causará queda significativa de temperatura.

Há a expectativa de sensação térmica abaixo de 0ºC no estado, de acordo com o órgão estadual.

Na cidade de São Paulo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê temperatura mínima de 8ºC na sexta-feira, com sensação térmica entre 6°C a 4°C —é um contrates para a variação entre 16ºC e 29ºC desta quarta-feira.

O frio continuará no fim de semana. As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã de cada dia, de acordo com a Defesa Civil estadual.

Nos próximos dias, a Serra da Mantiqueira, onde fica Campos do Jordão, deverá registrar mínima de 2°C e sensação térmica de -1°C.

Já no Vale do Ribeira e nas regiões de Itapeva, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, a temperatura mínima será de 6°C, com a sensação térmica de 5°C a4°C.

No Vale do Paraíba, em Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru a mínima fica em torno de 7°C, com sensação de 5°C.

Na Baixada Santista a mínima 12°C, com sensação térmica de 9°C, e no litoral norte, mínima 13°C e sensação térmica de 12°C.

Por causa do frio, o Governo de São Paulo informou que a estação Dom Pedro 2º, da linha-3 vermelha do metrô, no Brás, região central da capital paulista, terá a partir desta quinta um espaço com colchões e cobertores para até 100 pessoas por noite se abrigarem —no local também serão disponibilizadas roupas, meias, sacos de dormir e alimentação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.