Após espuma, fornecimento de água no Rio deve ser normalizado em 3 dias

Estação de tratamento voltou a funcionar nesta terça (29), mas prazo para restabelecimento integral é de 72 horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Após um corte de 14 horas no fornecimento de água da principal estação de tratamento do Rio de Janeiro, o sistema Guandu voltou a funcionar em plena capacidade às 4h17 desta terça-feira (29).

O abastecimento de água na capital e região metropolitana, no entanto, só deve ser normalizado em três dias, segundo informou a Cedae (Companhia de Águas e Esgotos).

A operação da estação de tratamento foi paralisada na manhã de segunda (28) após a aparição de um grande volume de espuma decorrente de surfactantes, isto é, agentes químicos presentes em detergentes e outros produtos de limpeza.

0
Espuma interrompeu fornecimento de água no Rio de Janeiro - Divulgação/Cedae

O sistema atende a 80% da capital e da Baixada Fluminense, e mais de 11 milhões de pessoas foram afetadas pelo corte no serviço.

O fornecimento ficou interrompido das 5h às 19h30 desta segunda, quando análises laboratoriais indicaram a ausência de risco na qualidade da água.

Além da capital, foram atingidos pelo desabastecimento os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.

Desde a privatização da Cedae o sistema Guandu fornece água a três concessionárias: Águas do Rio, Rio+Saneamento e Iguá. A primeira é responsável por abastecer as zonas norte e sul da capital, além da Baixada Fluminense. Já as outras duas distribuem, juntas, água potável para a zona oeste do Rio.

As três concessionárias afirmam ter retomado a distribuição de água a partir do momento em que o sistema Guandu normalizou sua operação, mas também deram prazo de 72 horas para que o fornecimento seja restabelecido integralmente.

Até lá, orientam a população a economizar água, priorizando atividades essenciais. Afirmam, ainda, que pode haver intercorrências no período, incluindo baixa pressão e falta d’água.

A suspeita é de que a espuma seja decorrente do vazamento de rejeitos industriais. O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, investigam a origem do descarte do material.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.