Descrição de chapéu Obituário Carlos Rodrigues Brandão (1940 - 2023)

Mortes: Amigo de Paulo Freire, acreditava no poder da educação

Carlos Rodrigues Brandão foi professor permanente do departamento de antropologia da Unicamp por duas décadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dias antes de morrer, em 11 de julho, Carlos Rodrigues Brandão escreveu uma carta aos amigos. "O melhor de mim são os outros", dizia o preâmbulo, a traduzir como o homem viveu por 83 anos: com e para seus amados.

Nascido em 14 de abril 1940 em Copacabana, Rio de Janeiro, Brandão era psicólogo por formação.

De 1976 a 1997, foi professor permanente do departamento de antropologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ministrou disciplinas na graduação e na pós-graduação em áreas como religião, cultura popular e teoria antropológica.

.
Carlos Rodrigues Brandão (1940-2023) segura título de professor emérito da Unicamp, em 2015 - Divulgação/Unicamp

Por ele, foram formados vários intelectuais. Estes, invariavelmente, tornaram-se não só qualificados colegas, mas também estimados amigos. Com eles, compartilhou calorosos abraços, o gosto pelo sertão, piadas espertas e as delicadezas da vida.

Definia-se como um militante-ativista. Para o professor, ensinar e aprender eram ações coletivas e indissociáveis. A inspiração pedagógica vinha de Paulo Freire, quem conhecera em 1980 e com quem cultivou intensa amizade e admiração.

Célebre frase atribuída a Freire, inclusive, partiu de Brandão: "A educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo".

Mesmo aposentado, continuou a atuar como professor colaborador nos programas de pós-graduação em antropologia e do doutorado em ciências sociais da Unicamp. Foi ainda docente visitante em várias instituições em todo o mundo.

Recebeu vários prêmios. Em 1998, foi contemplado com título de Comendador do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2006, agraciado com a medalha Roquette Pinto da Associação Brasileira de Antropologia.

Já em 2008 e 2010, recebeu os títulos de doutor honoris causa pelas universidades federais de Uberlândia e de Goiás. Em 2015, tornou-se professor emérito da estadual de Campinas.

Foi ainda autor de inúmeros livros sobre comunidades tradicionais e populações rurais, além de profundas aventuras em contos e poesias.

"Brandão me levou para a antropologia e para a Unicamp. Mudou minha vida como, tenho certeza, mudou a vida de um tantão de gente. Bondoso, simples, generoso e alegre, ele sempre tinha uma palavra boa. Era grande teórico de uma educação para a liberdade e escrevia como bardo", afirmou a historiadora Lilia Schwarcz, 65.

Carlos Rodrigues Brandão tratava leucemia. Ele deixa dois filhos e três netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.