SP recebe Festa das Cerejeiras neste e no próximo fim de semana

Evento, com apresentações artísticas e festival culinário nipônico, ocorre no parque do Carmo, na zona leste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cerejeiras no parque do Carmo, zona leste de São Paulo, nesta sexta (4) Rubens Cavallari

São Paulo

A 43ª edição da Festa das Cerejeiras, no parque do Carmo, zona leste de São Paulo, começou às 12h desta sexta-feira (4). Com entrada gratuita, o evento marca a característica florada cor-de-rosa dessa árvore, símbolo do Japão.

Desavisados acerca do pontapé da celebração não devem se preocupar. A festa se estende por este e o próximo final de semana. E a visitação ao bosque onde estão as cerejeiras e suas sakuras, nome dado às flores, permanece aberto ao público diariamente, das 5h30 às 20h.

Público aproveita festival para contemplar a beleza das flores - Rubens Cavallari/ Folhapress

Além de apreciar a paisagem, na festa os visitantes poderão acompanhar apresentações de danças folclóricas nipônicas e desfrutar de um farto festival gastronômico. Apreciados pratos como yakisoba, sushi e guioza estão no cardápio.

Paralelamente ocorre no parque o Festival das Estrelas, no qual é possível escrever pedidos em tiras de papel a serem queimadas na cerimônia de encerramento da Festa das Cerejeiras, levando, segundo a crença, os desejos às estrelas.

Para facilitar o acesso dos visitantes à festa, a SPTrans criou a linha 4050/10 Metrô Itaquera – Pq. do Carmo para os dias do evento, com circulação das 8h às 18h15.

Ritual de contemplação

Todos os anos os visitantes abrigam-se sob as árvores e as contemplam por horas enquanto o vento sopra pétalas dos racemos, uma prática chamada de hanami.

Foi no parque do Carmo que começou o cultivo de cerejeiras na cidade de São Paulo. Segundo a prefeitura, a região abriga o maior número de descendentes de japoneses da província de Okinawa no Brasil, com mais de 500 famílias.

O primeiro plantio oficial ocorreu em 1978, durante celebração aos 70 anos da imigração japonesa no país. Hoje, há no bosque cerca de 4.000 exemplares das variedades Himalaia, Yukiwari e Okinawa.


FESTA DAS CEREJEIRAS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.