Descrição de chapéu drogas Datafolha

1 em cada 5 brasileiros diz já ter fumado maconha, aponta Datafolha

Pesquisa com maiores de idade aponta que uso da substância é maior entre homens, mais jovens e moradores do Sul e Sudeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um de cada cinco brasileiros com mais de 18 anos diz já ter fumado maconha alguma vez na vida. Uma parcela bem menor, de 5% da população que é maior de idade, afirma que fuma a substância atualmente. A grande maioria (78%) diz que nunca fumou.

Os dados são de pesquisa Datafolha com 1.949 pessoas em todo o país, realizada nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A pesquisa questionou a opinião dos entrevistados sobre o uso da droga hoje e no passado, a descriminalização de pequenas quantidades de maconha e o uso medicinal dos derivados da planta. As mesmas perguntas também foram feitas em relação ao uso de substâncias psicodélicas.

Pesquisa Datafolha aponta que um a cada cinco brasileiros diz já ter fumado maconha alguma vez - Karime Xavier - 1.fev.2023/Folhapress

Os homens e a população mais jovem são aqueles que relatam já ter fumado maconha em maior proporção. Entre os homens, 30% respondem que já usaram o entorpecente. Já entre as mulheres, apenas 14%.

Brasileiros que têm entre 18 e 34 anos são aqueles que mais relatam já ter fumado maconha: 30% entre aqueles com até 24 anos; e 33% entre os entrevistados de 25 a 34 anos.

A partir dessa faixa etária, a proporção de pessoas que relatam já ter fumado maconha cai de acordo com a idade. Só 9% daqueles que tem 60 anos ou mais dizem que já fumaram.

Mais moradores da região Sul e Sudeste dizem que já fumaram maconha. A resposta foi afirmativa em 25% das entrevistas no Sudeste e 26% nos estados do Sul.

Nos estados do Nordeste, 16% responderam que já fumaram alguma vez na vida. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, a proporção chega a 19% dos entrevistados.

Há também uma proporção maior de respostas afirmativas nas regiões metropolitanas. Nos grandes centros urbanos do país, 27% dos entrevistados dizem que já fumaram maconha. No interior, 18% respondem da mesma forma.

Só 25% daqueles que admitem já ter fumado alguma vez relatam que ainda o fazem.

O apoio à descriminalização é maior entre quem declara já ter fumado, como parece intuitivo. Há uma parcela relevante da população, por outro lado, que diz nunca ter fumado e também apoia a liberação da droga.

Entre aqueles que se declaram a favor da legalização da maconha, metade diz que nunca fumou. Já entre os que se declaram contra liberação, essa parcela é bem maior: 87% dizem que não fumaram nenhuma vez e 13% dizem que já fumaram. Os indiferentes têm maioria (67%) de pessoas que declaram nunca ter fumado.

Apenas 2% da população diz que faz ou já fez tratamento com algum remédio à base de maconha. Mas a maioria da população que nunca usou esses medicamentos (59%) diz que aceitaria com certeza um tratamento do tipo se fosse recomendado por algum médico de sua confiança.

Uma parcela de 14% diz que talvez aceitaria a recomendação, e 22% respondem que não fariam o tratamento mesmo se aconselhado por um profissional em quem confia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.