Descrição de chapéu feminicídio violência

Brasileiro que fugiu de prisão pretendia roubar um carro e ir para o Canadá, diz polícia

Recapturado nesta quarta, Danilo Cavalcante sobreviveu comendo melancia e bebendo água de riacho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

O brasileiro Danilo Cavalcante, 34, pretendia roubar um carro e fugir para o Canadá, de acordo com o agente federal Robert Clark.

Nesta quarta (13), autoridades americanas capturaram o fugitivo após uma busca que durou duas semanas. Cavalcante fugiu de uma prisão do condado de Chester, na Pensilvânia, em 31 de agosto.

Foto de Danilo Cavalcante após ser recapturado pelas autoridades americanas - AFP

Ao ser interrogado após a recaptura, o brasileiro teria afirmado que logo após a fuga, se escondeu em uma área isolada e muito arborizada, e não saiu dali nos dois primeiros dias, relatou Clark à CNN.

"Ele sobreviveu com uma melancia que encontrou em uma fazenda. Ele bebia água de riachos. Ele escondia suas fezes sob folhas e vegetação para que os agentes não pudessem rastreá-lo. Ele era um homem desesperado", afirmou.

Cavalcante teria explicado também que furtou de uma casa a mochila que carregava e que dentro dela havia uma lâmina de barbear —foi assim que ele conseguiu mudar sua aparência.

"Ele disse que, em três vezes, os agentes quase o pisaram. Três vezes", relatou Clark. "Isso apenas prova como a vegetação e a folhagem eram densas. Foi uma área imensa para procurar. Eu não acho que o público compreenda o quão difícil foi localizá-lo em condições de calor extremo", completou.

A demora na captura do fugitivo foi alvo de muitas críticas de moradores da região. Centenas de agentes, entre policiais estaduais, federais, da patrulha de fronteira e do FBI foram mobilizados. Helicópteros, drones, aviões e cães farejadores também foram utilizados.

O governo da Pensilvânia foi questionado sobre quanto custou a operação, mas disse que ainda não sabia dessa cifra.

Cavalcante foi interrogado pela polícia e acusado pelo crime de fuga. Uma audiência está marcada para 27 de setembro, segundo a Justiça da Pensilvânia. Uma nova condenação, no entanto, deve ter pouco efeito prático na pena do brasileiro, já que ele foi sentenciado à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada, Deborah Brandão, em 2021.

O brasileiro está cumprindo pena agora em uma prisão estadual de segurança máxima no condado de Montgomery.

De acordo com o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia, no começo da madrugada de quarta uma aeronave equipada com sensores térmicos captou um sinal de calor em uma área de vegetação e conseguiu rastreá-lo durante um tempo, mas foi atrapalhada por uma tempestade e teve que sair da área.

A região foi então cercada por equipes táticas em terra, que delimitaram o perímetro durante as chuvas até que a aeronave pudesse voltar. Pela manhã, ela captou novamente o sinal de calor.

Por volta de 25 agentes encontraram o fugitivo em uma área de vegetação densa. "Cavalcante não percebeu que estava cercado até que isso aconteceu. Isso não o impediu de tentar escapar", disse Bivens.

Ao perceber a presença dos policiais, ele tentou fugir rastejando com um fuzil. Cachorros foram soltos, e o brasileiro tentou resistir e levou uma mordida na cabeça. Em seguida, Cavalcante foi capturado.

Não houve disparos. A ação durou cerca de cinco minutos.

"Foi muito melhor termos soltado um cão de patrulha como esse e dominar o indivíduo, do que ter que usar força letal. Portanto, nossa preferência é sempre usar outros meios. Os cães desempenham um papel muito importante", disse Bivens.

O tenente-coronel comentou ainda o fato de os agentes terem posado para uma foto ao lado do homem que era exibido algemado. A conduta foi apontada por alguns como antiética e inapropriada.

"Sei que houve uma foto. Esses homens e mulheres trabalham muito. Eles estão orgulhosos do seu trabalho. Não tenho um problema com o fato de terem tirado uma foto", disse Bivens.

Agentes posam para foto ao lado de Danilo Cavalcante algemado, após a captura nesta quarta (13) - Divulgação - 13.set.2023/U.S. Marshals Service Philadelphia

CRONOLOGIA

  • 1989: Danilo Cavalcante nasce em Estreito, no Maranhão
  • 2016: Muda-se com a família para Figueirópolis, no Tocantins
  • 2017: Em 5 de novembro, mata o amigo Valter Júnior Moreira dos Reis com seis tiros e foge. O crime teria ocorrido após um desentendimento por causa de uma batida de carro
  • 2018: Em janeiro, viaja para os Estados Unidos. No país, passa a se relacionar com a também brasileira Deborah Evangelista Brandão. Desde 2020, ele a ameaçava por não aceitar o fim o relacionamento
  • 2021: Em 19 de abril, mata Deborah com 38 facadas na frente dos dois filhos dela, então com 4 e 7 anos. É preso na sequência
  • Agosto de 2023: No mês de agosto, é julgado nos Estados Unidos e condenado à prisão perpétua pelo feminicídio; no dia 31 do mesmo mês, escala uma parede e foge da prisão
  • 4 de setembro de 2023: é visto por moradores do Condado de Chester; câmeras também flagram a presença do brasileiro na região
  • 9 de setembro de 2023: Rouba uma van e tenta contato com dois brasileiros com quem trabalhou
  • 13 de setembro de 2023: é capturado pela polícia após 14 dias de buscas
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.