Descrição de chapéu trânsito

Com 1.350 km de lentidão, São Paulo tem recorde de congestionamento em 2023

Em quinta-feira com chuva, motorista já se deparava com filas acima do normal no início da tarde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo atingiu às 18h30 desta quinta-feira (14) o pior congestionamento do ano. O índice de lentidão chegou a 1.350 km nesse horário, segundo dado da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) divulgado em parceria com o Waze, que considera dados nos 20 mil km de ruas e avenidas da capital.

Até então, o recorde de 2023 havia sido registrado no dia 8 de março, com 1.282 km de lentidão nesse horário. Naquele dia, uma tempestade travou o trânsito, e a capital teve 29 pontos de alagamento.

Devido à chuva, o início da tarde desta quinta já havia tido o maior nível de congestionamento do último mês para o horário das 14h. O monitoramento mostrava que havia 642 quilômetros de congestionamento em toda a cidade.

Fila de carros vista de trás e motocicleta trafegando entre faixas de veículos
Congestionamento na avenida 9 de Julho, na zona sul de São Paulo; trânsito na capital é pior às terças, quartas e quintas - Zanone Fraissat - 5.set.2023/Folhapress

A última vez que São Paulo atingiu um nível tão alto de congestionamento nessa faixa de horário foi no dia 13 de agosto, um domingo de Dia dos Pais, quando foram registrados 548 quilômetros de lentidão.

Os horários de pico de trânsito na cidade, porém, têm alcançado mais de 700 quilômetros de lentidão com frequência nos últimos meses, normalmente entre 18h e 19h.

As quintas-feiras se consolidaram como o pior dia de trânsito da semana em São Paulo, três anos depois da pandemia de Covid-19. O alívio do trânsito às sextas e segundas-feiras é uma tendência desde o ano passado.

A Folha registrou essa mudança em maio do ano passado: a média de trânsito mantinha-se abaixo do período pré-pandêmico, mas a redução era maior às segundas e sextas por causa do efeito do home office. Neste ano, ocorreu uma cristalização desse comportamento, e a quinta-feira tomou o lugar da sexta como pior dia da semana os motoristas. A diferença entre os dois dias, em média, é de 16 quilômetros a mais em toda cidade.

Na cidade como um todo, a média de lentidão ainda está 30% abaixo da realidade pré-pandemia. Isso sugere que os miolos de bairro ainda estão menos carregados de veículos, mesmo que as grandes avenidas tenham voltado a ficar abarrotadas.

A base utilizada para medir a lentidão na cidade leva em conta os aproximadamente 20 mil quilômetros de ruas e avenidas de São Paulo. A CET adota essa metodologia oficialmente desde março, em uma parceira com o aplicativo Waze. Antes disso, a companhia municipal levava em consideração apenas um conjunto de 868 quilômetros para o índice de lentidão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.