Descrição de chapéu Chuvas chuva Defesa Civil

Dois morrem após carro capotar e cair em córrego em SP durante a chuva

Vítimas de Diadema chegaram a ser socorridas, mas não resistiram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois homens morreram na madrugada desta segunda-feira (9) após o carro em que estavam capotar e cair dentro de um córrego na zona sul de São Paulo durante a chuva.

Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o acidente ocorreu por volta das 2h, após o córrego transbordar. As causas do capotamento não são conhecidas, mas o veículo caiu dentro de um córrego, próximo ao Parque Ecológico, na estrada do Alvarenga, no Jardim Pedreira.

Carro parcialmente submerso em rua de Franco da Rocha
Veículo parcialmente submerso em Franco da Rocha, na Grande São Paulo - Reprodução/TV Globo

O Corpo de Bombeiros, que também participou do atendimento com três viaturas, afirmou que os homens tiveram parada cardiorrespiratória.

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), as vítimas estavam dentro do veículo parcialmente submerso e foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Municipal de Diadema, cidade de origem delas, mas não resistiram.

Chuva causa alagamentos em Franco da Rocha e Caieiras

As cidades de Franco da Rocha e Caieiras, na Grande São Paulo, também voltaram a sofrer com alagamentos em razão da chuva.

O problema é recorrente nos municípios. Em abril, por exemplo, a região central do município também ficou alagada devido às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana na ocasião, que chegou a parar a circulação na linha 7-rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Em Franco da Rocha, mais de dez ruas ficaram tomadas pela água e pela lama desde o domingo (8). Carros ficaram praticamente submersos, a água invadiu o prédio de um hospital particular no centro, e diversas pessoas não conseguiram acessar a estação Franco da Rocha, da linha 7-rubi, ou sair dela, que estava com seu entorno completamente alagado.

Os bombeiros registraram o deslizamento de terra em uma residência na avenida Pacaembu, onde parte de uma casa desabou. Não houve vítimas.

Segundo a prefeitura, em 72 horas o município registrou cerca de 115 mm de precipitação, volume que era esperado para todo o mês de outubro, o que seria a causa dos alagamentos.

Ainda de acordo com a gestão municipal, as equipes iniciaram a limpeza das vias, mas não há previsão de quando a situação deve estar normalizada, e as ruas, transitáveis.

O Teatro Municipal foi invadido pela enxurrada e as poltronas ficaram submersas pela água e lama.

A cidade de Caieiras também teve diversas vias e bairros atingidos por alagamentos. A rodovia Presidente Tancredo Neves, que liga o município à capital paulista, chegou a ficar interditada por algumas horas devido ao alagamento.

De acordo com a prefeitura, houve queda de muros e pontos de alagamento nos bairros Vila Rosina, Monte Alegre, Campo do Eucaliptos, Jardim São Francisco, Centro, Marcelino, Miraval, Vera Tereza, Rancho Fundo, Laranjeiras, Velódromo, Teatro Municipal, Etec de Caieiras, e Serpa.

A Defesa Civil do município continua em alerta, pois ainda há condições para temporais, seguidos por raios, intensas rajadas de vento e queda de granizo.

A prefeitura disponibilizou um atestado de justificativa para os trabalhadores.

Na cidade de Taboão da Serra um imóvel desabou na manhã desta segunda. O local estava em reforma e não havia pessoas no momento do desmoronamento. Duas casas vizinhas foram interditadas pela Defesa Civil municipal.

O desabamento foi registrado por gravação de celular. Em menos de dez segundos, toda a construção de alvenaria caiu.

No vídeo, pessoas começaram a gritar "sai daí", quando as primeiras pedras começaram a cair. A imagem mostra um carro da Defesa Civil chegando ao local logo em seguida.

A causa do desabamento será identificada após perícia técnica que será realizada pela Polícia Civil, por isso, ainda não se sabe se ele ocorreu por causa da chuva deste domingo (8).

Campinas fecha parques de forma preventiva

No interior de São Paulo, a chuva também causou transtornos. Campinas afirma que fechou os 25 parques públicos da cidade por 24 horas por precaução, após o registro de 82,8 mm de precipitação no domingo.

Em janeiro, os parques ficaram mais de dois meses fechados no município depois que uma criança de cinco anos morreu após ser atingida por uma árvore de grande porte que caiu na Lagoa do Taquaral, o principal parque público do município.

A Defesa Civil do município registrou a queda de 71 árvores, 23 imóveis alagados e queda de muros em sete locais. Vias em diversas regiões da cidade ficaram alagadas, como a Orosimbo Maia, Princesa d'Oeste e ruas do centro. Carros foram arrastados e ficaram parcialmente submersos em algumas regiões.

No Hospital Municipal Mário Gatti, o principal da cidade, as galerias de águas pluviais não deram conta do grande volume e transbordaram. Algumas áreas do pronto-socorro adulto e da recepção foram afetadas, mas já foram normalizadas.

São Paulo supera em 8 dias a chuva esperada para outubro

Em apenas oito dias, a cidade de São Paulo superou em 65% volume de chuva aguardada para todo o mês de outubro. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), no período, foram registrados 211 mm de precipitação na capital, enquanto o esperado era de 126,6 mm para todo o mês.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), esta terça (10) deve ter chuva isolada e temperatura entre 16°C e 24°C. Na quarta (11), o calor volta e a temperatura deve atingir os 28°C. Na quinta (12), os termômetros sobem ainda mais e chegam aos 32°C, com pancadas de chuva isoladas. Na sexta (13), as condições se mantêm, mas com temperatura máxima de 25°C.

Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas têm atingido diversas regiões do estado neste mês. As cidades de Santo André e Franco da Rocha, localizadas na Grande São Paulo, também já registraram chuva maior que a média de outubro. Os meteorologistas afirmam que a média destas cidades é de 128,5 mm, enquanto desde o início do mês já choveu 188 mm em Santo André e 232 mm em Franco da Rocha. Nas últimas 72 horas as cidades registraram 105 mm e 119 mm, respectivamente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.