Juiz do Recife é assassinado a tiros em Jaboatão dos Guararapes

Paulo Torres Pereira da Silva estava na magistratura havia 34 anos; ainda não há informações sobre a motivação do crime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Recife

O juiz Paulo Torres Pereira da Silva, 69, da 21ª Vara Cível do Recife, foi assassinado a tiros na noite de quinta-feira (19) em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana da capital pernambucana.

Ele estava dentro do próprio carro quando foi atingido por criminosos que ocupavam outro veículo e efetuaram vários disparos. Os suspeitos fugiram.

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta (20), os delegados responsáveis pelo caso disseram que nenhuma hipótese está descartada. Segundo os investigadores, a família do juiz relatou não ter conhecimento de qualquer tipo de ameaça contra ele. Câmeras de segurança da rua em que aconteceu o crime estão sendo analisadas pela polícia.

O juiz levou um tiro na região da nuca, atrás da orelha esquerda. O corpo foi levado para perícia do IML (Instituto de Medicina Legal) e o exame poderá dizer se a vítima recebeu outros tiros pelo corpo.

Carro do juiz Paulo Torres Pereira da Silva, morto a tiros nesta quinta (19), passa por perícia na oficina da Polícia Civil de Pernambuco, no Recife - Reprodução/TV Globo

De acordo com a polícia, o juiz foi assassinado a cerca de 300 metros do prédio onde morava com os filhos e a esposa. Ele costumava fazer caminhadas à noite pela orla da praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, cidade vizinha a Jaboatão dos Guararapes.

O celular da vítima, uma toalha e uma garrafa de água estavam no carro. A polícia diz que ainda não sabe se outros objetos foram levados pelos criminosos.

"Familiares dizem que ele dirigia com o vidro aberto. Inclusive, o vidro do carro estava aberto", afirmou a delegada Euricélia Nogueira.

O crime aconteceu por volta das 20h. Uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou a ser acionada, mas o médico da unidade móvel confirmou o óbito por disparo de arma de fogo.

O carro do magistrado se chocou contra um muro no local do crime. O veículo foi levado para ser submetido a perícia da Polícia Civil, no centro do Recife.

Em nota, o TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) disse que Torres era juiz havia 34 anos e em várias oportunidades atuou como desembargador substituto.

"Conhecido como Paulão, o magistrado era muito querido por todos que fazem o Judiciário pernambucano", diz a nota. "O tribunal está entrando em contato com as autoridades policiais de Pernambuco e prestará todo o apoio necessário para o rápido esclarecimento do crime e a responsabilização dos culpados."

Também em nota, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luís Roberto Barroso, disse que o crime foi covarde e pediu uma investigação célere.

"Tomei conhecimento do assassinato covarde do juiz Paulo Torres Pereira da Silva. Conversei com o presidente do Tribunal de Justiça do estado, que está em contato com as autoridades locais para apuração célere do episódio e a devida punição dos envolvidos", escreveu o ministro.

Nas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, disse que "a Polícia Civil já trabalha no caso e não medirá esforços para esclarecer, o quanto antes, esse episódio inaceitável de violência em nosso estado".

O Ministério Público de Pernambuco prestou solidariedade aos familiares do juiz e também disse estar em contato com as autoridades para contribuir com as investigações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.