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Prefeitura de São Paulo lança canal de serviços no WhatsApp; entenda como solicitar

Atendimento do 156 por chatbot começa com os 11 serviços mais acessados

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São Paulo

A Prefeitura de São Paulo lançou um canal de atendimento de serviços municipais no WhatsApp. A operação foi anunciada na manhã desta terça-feira (10) e está em operação. A central de serviços que pode ser acessada pelo telefone 156, portal ou aplicativo, agora está disponível também por meio de chatbot no aplicativo de mensagens.

Para solicitar atendimento, é preciso salvar o número (11) 3230-5156 na agenda de contatos do celular e mandar uma mensagem para iniciar o atendimento, que começa com inteligência artificial e é encaminhado depois às secretarias responsáveis por prestar o serviço.

Até agora, são oferecidos 11 serviços, selecionados entre os que são mais acessados nos canais do 156, como tapa-buraco, denúncias de violência contra a mulher e de racismo, vistoria contra dengue em local com água parada e remoção de veículos abandonados.

foto ilustrativa mostra mão de madeira que segura telefone com imagem do aplicativo de mensagens whatsapp. sobre fundo verde, linhas brancas mostram um círculo e um fone de telefone
Prefeitura de São Paulo vai oferecer atendimento para serviços por meio do WhatsApp - Gabriel Cabral - 17.set.21/Folhapress

Segundo a pasta municipal de Inovação e Tecnologia, responsável pelo SP156, todos os serviços, cerca de 600, devem ser incluídos no atendimento por aplicativo até junho de 2024, com ao menos dois por mês.

O desenvolvimento, feito pela empresa Metasix, é parte do contrato de R$ 10,4 milhões mensais da prefeitura com a BRBPO, que opera o SP156.

Na operação preliminar, também será incluído um serviço rotativo de acordo com a demanda, como o de atendimento da operação Altas Temperaturas, para o verão, e os alertas de alagamento no período chuvoso.

Para a maioria dos serviços não é preciso ter um cadastro prévio no 156. Quem solicitar o serviço poderá acompanhar o atendimento pela conversa no WhatsApp.

De acordo com a pasta, o número de solicitações, hoje em torno de 30 mil ligações na central num dia útil, deve subir. Ainda, o atendimento pelo WhatsApp facilitaria os pedidos de serviço, já que 40% das pessoas em São Paulo, de acordo com estudo do Banco Mundial com a secretaria, não têm acesso a internet de banda larga.

A gestão Ricardo Nunes (MDB), por outro lado, precisa ampliar os pontos de conexão de internet gratuita na cidade. O plano de metas determina uma cobertura de 20 mil pontos na cidade até 2024. Hoje, são 6.103.

A aposta da prefeitura é criar um modelo misto de financiamento do programa. Parte será custeada e instalada pela prefeitura, e se houver interesse comercial, haverá um modelo de exploração comercial para oferecer o serviço.

Veja serviços da prefeitura disponíveis por WhatsApp

É preciso adicionar o número (11) 3230-5156 aos contatos do celular e enviar uma mensagem para iniciar o atendimento

  1. Tapa-Buraco

  2. Baixas Temperaturas - Solicitar atendimento social

  3. Adotar cães e gatos

  4. Denunciar violência contra mulher

  5. Denunciar racismo

  6. Árvore - Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção

  7. Entulho e grandes objetos em via pública - Solicitar remoção

  8. Solicitar remoção de veículos/carcaça abandonado na via pública

  9. Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita

  10. Foco de dengue - Solicitar vistoria de local com água parada

  11. Ponto de ônibus - Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente

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