Descrição de chapéu chuva Defesa Civil

Santa Catarina tem 93 cidades afetadas pela chuva; 46 decretam situação de emergência

Defesa Civil emitiu alerta de inundação do rio Uruguai, que pode subir de 12 a 13 metros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

As fortes chuvas em Santa Catarina já afetaram 93 cidades. Neste fim de semana, mais 15 municípios decretaram situação de emergência, totalizando 46. O estado também decretou situação de emergência.

Desde o início da semana, a Defesa Civil do estado confirmou duas mortes em decorrência do mau tempo. Uma em Palmeira, na serra de Santa Catarina, e outra na cidade de Rio do Oeste.

Cheia do Rio Tubarão
Rio Tubarão chega a 6 metros e causa alagamentos na cidade, em Santa Catarina - Reprodução/nscTV

Os municípios mais prejudicados estão localizados nas regiões do vale do Itajaí, Planalto Norte, Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil informou que, para este domingo (8), há previsão de temporais com raios, rajadas de vento e granizo para a região do Grande Oeste, se estendendo ao longo do dia para as demais regiões do estado.

A pasta afirmou que, pelo volume acumulado de chuva nas últimas horas de sábado (7), há registros de rios com enxurradas e inundações em Santa Catarina. Nesta madrugada, houve alerta para inundação do rio Uruguai, podendo atingir de 12 a 13 metros do município de Itapiranga, no extremo oeste Catarinense.

Outros municípios afetados pela cheia do rio Uruguai são Barra do Guarita, Iraí e Porto Mauá, que estão recebendo maior aporte de águas tanto do rio como dos demais afluentes do estado.

Houve também alerta para inundações Bacia do Rio do Peixe no Meio-Oeste, Bacia do Rio Negro no Planalto Norte, Bacia do Rio Itajaí, Cubatão na Grande Florianópolis, todas as bacias do Litoral Sul e áreas do Planalto Sul.

O estado informou que há uma força tarefa acompanhando as ocorrências das chuvas. Até o momento, já foram registrados 305 atendimentos. O efetivo conta com 471 bombeiros e 165 viaturas.

Já no Rio Grande do Sul, estado também afetado pelo mau tempo, a Defesa Civil gaúcha informou que há 12 trechos em sete rodovias com bloqueios totais e parciais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.