Descrição de chapéu clima chuva

Chuva deixa mais de 200 pessoas fora de casa em Natal (RN)

Município decretou estado de emergência após registrar acumulado de 240 milímetros em 24 horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Ruas ficaram alagadas e casas inundadas por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade Natal e municípios da região metropolitana, desde segunda-feira (27). Pelo menos 210 pessoas foram afetadas e precisaram deixar suas residências.

Nesta terça (28), a prefeitura decretou situação de emergência após uma reunião do gabinete de crise

Em balanço parcial divulgado à tarde, a Secretaria Municipal de Assistência Social contabilizou 150 desalojados e 60 desabrigados.

Equipes ainda procuram por possíveis desalojados. "Muitas pessoas saíram de suas casas e não foram localizadas ainda. Está sendo feita essa busca para providenciar o necessário para essas famílias, como cestas básicas e kits de higiene pessoal e limpeza para as casas", informou a secretaria.

Ruas ficaram alagadas após fortes chuvas que atingiram a capital potiguar e cidades da região metropolitana desde segunda-feira (27). - Prefeitura do Natal no X

A Prefeitura montou abrigos temporários nas escolas municipais Henrique Castriciano, Nossa Senhora da Apresentação, Estela Lopes e Cristina Osório. O centro de Convivência Ivone Alves, no bairro Lagoa Azul, também foi disponibilizado para atender famílias desabrigadas na zona norte da cidade, especialmente no bairro Nossa Senhora da Apresentação.

Entre a segunda e as primeiras horas desta terça-feira, as equipes da Defesa Civil municipal registraram cerca de 40 ocorrências. A maior parte dos problemas foi registrada no entorno das lagoas de captação que transbordaram inundando bairros de diferentes regiões da cidade.

Segundo a prefeitura, transbordaram os reservatórios do Aliança, Acaraú, José Sarney, Cidade da Esperança, Jardim Primavera e Santarém. "O transbordo ocorreu por causa do roubo de fios das bombas de drenagem, que atrapalharam a capacidade de escoamento dos locais", disse o município.

A chuva também provocou quedas de árvores na capital.

Um trecho da BR-101 foi interditado na manhã desta terça em São José do Mipibu, na região metropolitana de Natal, por causa de um alagamento. A interdição aconteceu na altura do quilômetro 126, nas faixas do sentido de Natal para João Pessoa.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o fluxo foi desviado para a pista no sentido Paraíba/Rio Grande do Norte que segue em mão dupla.

O serviço de trens também ficou suspenso durante a manhã. Segundo a Companhia Brasileiras de Trens Urbanos, as chuvas provocaram danos e o assoreamento em alguns pontos da via férrea.

Além disso, a Prefeitura suspendeu as aulas nas escolas municipais e os atendimentos em unidades de saúde.

As estações pluviométricas do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registraram acumulados de até 240 milímetros em 24 horas, na zona norte da capital.

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, o volume de chuvas foi extremamente atípico para esse período. "Para se ter uma ideia, estava previsto chover cerca de 22 milímetros em todo o mês e foi registrada uma quantidade quase 12 vezes superior", disse.

As autoridades recomendam que, quem puder, deve evitar sair de casa. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil através do 190.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.