Descrição de chapéu Planeta em Transe

Com 44,8ºC, município de MG bate recorde de calor no país, diz Inmet

Marca anterior, de 44,7ºC, pertencia a Bom Jesus, no Piauí

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O município mineiro de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, a 593 de Belo Horizonte, registrou neste domingo (19) a maior temperatura já verificada no Brasil pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O instituto divulgou a informação pelo X (ex-Twitter) nesta segunda (20). Procurado para esclarecer quando teve início a série histórica a que o recorde se refere, a unidade do Inmet em Brasília orientou que a Folha procurasse a de Minas Gerais, que não atendeu as ligações feitas pela reportagem.

Os termômetros registraram 44,8ºC na cidade. O recorde anterior de calor no país ocorreu em Bom Jesus (PI), que fica 600 quilômetros ao sul de Teresina, com 44,7ºC em 21 de novembro de 2005.

A foto mostra imagem panorâmica de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, registrou neste domingo (19) a temperatura mais alta em toda a história de medições do Inmet, com 44,8 graus. - Nathsegato/stock.adobe.com

O novo recorde nacional de calor em Araçuaí, que tem 34.297 moradores segundo o Censo 2022, ocorre quatro dias depois de um outro município mineiro registrar a temperatura mais alta do país para a data.

Na última quarta (15), no feriado da Proclamação da República, São Romão, região norte do estado, a 500 quilômetros de Belo Horizonte, teve temperatura de 43,4ºC.

As maiores temperaturas nas ondas de calor de 2023, segundo Inmet
Onde Quando Quanto
Araçuaí (MG) 19 de novembro 44,8ºC
Aragarças (GO) 19 de outubro 44,3ºC
Oeiras (PI) 3 de outubro 42ºC
São Romão (MG) 26 de setembro 43,5ºC
Cuiabá (MT) 23 de agosto 41,8ºC

Neste domingo (19), Minas Gerais, além do município recordista nacional de temperatura alta, teve ainda outras três cidades entre as cinco mais quentes do país.

Itaobim, também no Vale do Jequitinhonha, com 42,8ºC, Governador Valadares, na região Leste, a 315 quilômetros da capital, com 41,6ºC, e Salinas, na região Norte, a 634 quilômetros de Belo Horizonte, com 41,3ºC.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.