Descrição de chapéu Enem chuva

Escolas de SP terão geradores, e orientação é para que aluno vá fazer o Enem neste domingo

Ao menos 40 cidades paulistas, entre elas a capital, ficaram sem luz e sem água na sexta (3) e no sábado (4) por conta de chuvas e ventania

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os governos federal e estadual orientam que os estudantes paulistas se dirijam às escolas normalmente neste domingo (5), para a realização das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apesar da tempestade registrada no estado de São Paulo que deixou 3,7 milhões de clientes sem luz.

Ao menos 40 cidades paulistas, entre elas a capital, ficaram sem luz e sem água na sexta (3) e no sábado (4) por conta do temporal quer atingiu o estado.

O governo paulista recebeu no final da tarde de sábado do Ministério de Minas e Energia a garantia de fornecimento de energia elétrica em todas as escolas que serão utilizadas para a realização.

O governo federal disse que as concessionárias irão alocar geradores nos locais de prova em que o fornecimento de energia elétrica não for restabelecido pelas redes de distribuição.

"Portanto, a orientação ao estudante que fará o Enem é comparecer no horário e local já estabelecidos pelo Ministério da Educação neste domingo", segundo nota divulgada pela gestão paulista.

Após 24 horas sem energia, o fornecimento havia sido normalizado para 1,7 milhões (46%) de de pessoas no estado, e mais de 2 milhões ainda seguiam sem energia. Seis pessoas morreram.

Árvore caída sobre carro na rua Bresser, em São Paulo - Ronny Santos/Folhapress

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) diz que permanece em contato com as concessionárias de energia elétrica, que atuam sob regulação federal, para reforçar a necessidade de esforço emergencial e a urgência na normalização do fornecimento em todos os locais que permanecem sem energia.

O interior de São Paulo sofre com as consequências das fortes chuvas e das rajadas de ventos que atingiram o estado na tarde desta sexta.

Bairros das cidades de Piratininga, Jundiaí, Sorocaba, Mairinque, Indaiatuba, Salto, Itu, Capela do Alto, Ourinhos, Avaré, Itapetininga, Bauru, Jaú, Piracicaba, Americana, Votorantim e a Baixada Santista estão sem energia neste sábado.

Nas redes sociais, moradores das cidades paulistas compartilharam fotos e vídeos da tempestade que atingiu a região. Há relatos de moradores que estão sem luz desde às 15h de sexta.

As concessionárias afirmam que estão trabalhando para restituir a energia nos municípios atingidos.

Os dados da falta de energia constam de um relatório divulgado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), às 16h deste sábado (4). A Enel é a concessionária que concentrava o maior número de clientes sem energia.

A previsão da empresa é que a situação seja completamente normalizada apenas na próxima terça (7).

De acordo com Vincenzo Ruotolo, diretor de distribuição da empresa, as regiões sul e oeste da concessão foram as mais impactadas.

A prioridade será o restabelecimento de energia em hospitais e outros serviços de saúde, além de 84 escolas onde será realizada a prova do Enem neste domingo.

Aluno poderá pedir remarcação

Mais cedo, neste sábado, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que organiza o Enem, informou que monitora a situação climática do país, inclusive os impactos causados pelas fortes chuvas em São Paulo.

O cronograma de aplicação segue o planejado, mas o órgão ressalta que existe a previsão de reaplicação para inscritos afetados por problema logísticos causados por desastres naturais.

A reaplicação do Enem em casos de impossibilidade de fazer a prova por conta de desastres naturais é prevista no edital do exame. Em praticamente todas as edições da prova há problemas desse tipo.

O Inep disponibilizará, entre os dias 13 e 17 de novembro, na Página do Participante, uma aba específica para que sejam submetidos pedidos de inscritos que não puderem fazer a prova por causa de entraves de logística relacionados a incidentes ambientes. Os pedidos serão analisados pelo governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.