Órgão do Amazonas indicou esposa de líder do CV para evento do governo federal

Luciane Farias foi chamada por comitê estadual de combate e prevenção à tortura; ida a Brasília foi custeada pelo Ministério dos Direitos Humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo do Amazonas afirmou que Luciane Barbosa Farias, mulher do homem apontado como líder do Comando Vermelho naquele estado, foi indicada por órgão da administração local para participar de evento promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania em Brasília.

Em nota desta quarta-feira (15), o Amazonas afirmou que a indicação para o Encontro de Comitês e Mecanismos de 2023, ocorrido entre os dias 6 e 7 deste mês, foi feita pelo Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura.

Esse comitê é vinculado à Sejusc (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania), executora da política estadual de Direitos Humanos e composto por representantes de órgãos do Executivo, da Defensoria Pública, OAB e da sociedade civil.

Print da publicação de  Luciane Barbosa Farias no 4º Encontro Nacional dos Comitês de Prevenção e Combate à Tortura e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura
Print da publicação de Luciane Barbosa Farias no 4º Encontro Nacional dos Comitês de Prevenção e Combate à Tortura e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura - Reprodução luhfariasoficial no Instagram

O comunicado da administração Wilson Lima (União Brasil) afirmou, porém, que os indicados para o comitê estadual ainda aguardam nomeação.

"Portanto, Luciane não tinha legitimidade para ter participado do encontro como representante do colegiado", frisou governo do estado.

O Amazonas informou que, "diante das informações divulgadas, a Sejusc questionará a sociedade civil quanto a manutenção do nome de Luciane".

O ministério comandado por Silvio Almeida custeou a ida de Luciane a Brasília. A pasta disse que as passagens e diárias foram pagas com orçamento dos comitês estaduais, que têm autonomia administrativa e financeira.

Disse ainda que o pagamento foi feito a todos os participantes do evento nacional. A informação sobre essa despesa foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo.

Luciane também esteve no Ministério dos Direitos Humanos e se encontrou com a coordenadora de gabinete da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Érica Meireles.

A indicação de Luciane para o comitê estadual no biênio 2023/2025, segundo o governo amazonense, foi feita pelo Instituto Liberdade do Amazonas, presidido por ela, casada com o Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas e preso desde dezembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.