Sem luz, hospital do Campo Limpo funciona com gerador e transfere paciente

Fornecimento de energia foi restabelecido na tarde deste sábado (4), segundo a Enel, após 24 horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Hospital Municipal do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, teve a operação afetada por cerca de 24 horas por falta de energia elétrica, provocada pelo temporal de sexta-feira (3).

A unidade funcionou com gerador de energia neste sábado (4). Usuários contaram que exames tiveram atrasos e ao menos uma paciente precisou ser transferida para outra unidade por causa do problema.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, por volta das 18h a situação estava normalizada no Hospital do Campo Limpo, com exames e cirurgias funcionando normalmente. "Os pacientes que necessitaram de exames de imagem ao longo do dia foram encaminhados para outros serviços", disse a pasta.

Uma médica da unidade e duas visitantes disseram que luzes dos corredores e da enfermaria tiveram falhas durante a tarde, piscando algumas vezes.

Segundo a concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia na capital e em mais 23 municípios da região metropolitana, cerca de 2,1 milhões de clientes ficaram sem luz.

Hospital Municipal do Campo Limpo, em São Paulo, está funcionando com gerador - Ernesto Rodrigues - 17.out.2016/Folhapress

Procurada para se manifestar sobre o caso do hospital, a Enel disse que a energia retornou ao hospital por volta das 16h30. Segundo a concessionária, o serviço é restabelecido de forma gradual, "dando prioridade aos casos mais críticos, como serviços essenciais".

"Devido à complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, com substituição de cabos, postes e transformadores, alguns casos podem levar mais tempo. A expectativa é normalizar o fornecimento de energia para a maioria dos clientes afetados até a próxima terça-feira (7)", acrescentou a companhia.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) funciona normalmente no local.

A depiladora Elisabeth Aparecida Simplício, 54, conta que a sogra de sua filha foi transferida para o Hospital de M'Boi Mirim na tarde deste sábado. Ela estava internada na unidade do Campo Limpo desde terça (31) para fazer um cateterismo e colocar um marca-passo.

"O médico nos falou que o motivo da transferência é a falta de energia", contou. "Entrei lá e a luz falhou algumas vezes, os funcionários disseram que o gerador está no pico da capacidade."

A administradora Rosângela Oliveira, 34, diz que ficou 24 horas no hospital aguardando que sua filha pudesse fazer uma tomografia. Ela chegou à unidade por volta das 16h de sexta após a menina, que tem 15 anos, sofrer uma convulsão.

Após a queda de energia, ouviu dos médicos que o exame não pode ser feito enquanto o hospital estiver funcionando apenas com o gerador.

"Nós ficamos porque, como foi a primeira vez [que ela teve convulsões], tem que investigar. Se nós formos embora, será por conta própria, e para fazer esse exame outro dia vamos ter que entrar na fila, não vai ser considerado emergência", disse a mãe.

Na nota enviada à reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde afirma ainda que o hospital do Campo Limpo "conta com três geradores e está atendendo seus 392 pacientes internados e ainda mantendo sua rotina de atendimento de portas abertas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.