Falha no ar-condicionado causa sufoco no aeroporto de Congonhas

Concessionária diz que manutenção foi concluída no fim da tarde desta quarta (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma falha no sistema de ar-condicionado no aeroporto de Congonhas fez passageiros enfrentarem um sufoco para embarcar durante quase toda esta quarta-feira (27) em São Paulo.

A instabilidade no sistema de refrigeração do ar ocorreu na área de check-in, segundo a Aena Brasil, a empresa espanhola que desde outubro é a responsável pela administração do aeródromo da capital paulista.

Imagem mostra saguão lotado de pessoas, algumas com mochilas ou malas
Passando calor devido a uma falha no ar-condicionado, passageiros formam filas para embarcar no aeroporto de Congonhas nesta quarta-feira (27), em São Paulo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

De acordo com a concessionária, equipes técnicas solucionaram a questão ainda no fim da tarde desta quarta. Inicialmente, a regularização estava prevista para a madrugada desta quinta-feira (28).

Relatos de frequentadores do aeroporto na rede social X (antigo Twitter) apontam que o problema ocorre com frequência há pelo menos dois meses.

Além das reclamações sobre as filas, há diversas queixas de que o equipamento estaria desligado no saguão, portões, banheiros e até mesmo na área VIP.

"Quem esteve no aeroporto de Congonhas nas últimas semanas sabe que o calor que está lá dentro é desumano", comentou Thais Flores, em 27 de novembro.

Privatizado em 2022, o aeroporto de Congonha passou a ser efetivamente administrado pela Aena Brasil em 17 de outubro.

A concessionária espanhola é uma das principais operadoras aeroportuárias do mundo e está no Brasil desde 2020, onde controla 17 aeroportos responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Aeroporto alerta para falta de água após rompimento de adutora

A Aena ainda informou que na tarde desta quarta-feira (27), durante as obras da linha 17-Ouro do Metrô, houve o rompimento de uma adutora de água da Sabesp que alimenta o aeródromo.

A concessionária afirma ter adotado medidas emergenciais para economizar água de atividades não essenciais, a fim de garantir o fornecimento para o consumo e para os banheiros.

Empresas que fornecem água por meio de caminhão-pipa também foram acionadas, segundo a companhia. No entanto, a empresa afirma que devido ao elevado consumo é imprescindível uma rápida atuação da Sabesp.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.