Descrição de chapéu transporte público

Itapecerica da Serra passa a ter ônibus gratuito aos fins de semana e feriados

Medida já começou a valer; outros municípios da Grande São Paulo adotaram políticas de gratuidade no transporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Usuários de ônibus municipais de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, já têm passe livre no transporte aos sábados, domingos e feriados. A gratuidade foi aprovada na última sexta (29) na Câmara Municipal e já está em vigor.

A medida não vale para ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que são administrados pelo governo estadual.

Em nota, a Prefeitura de Itapecerica da Serra diz que a medida "facilita o acesso aos pontos turísticos do município, desestimula o uso de carros e ainda facilita a busca de mão de obra às empresas estabelecidas na cidade com a facilidade de locomoção".

Movimentação em terminal de ônibus de São Caetano do Sul, que tem política de tarifa zero desde novembro - Zanone Fraissat - 1º.nov.2023/Folhapress

Itapecerica da Serra é o sexto município da Grande São Paulo —incluindo a capital— a adotar algum tipo de gratuidade nos ônibus.

Embu das Artes, por exemplo, adotou medida similar em 23 de dezembro. A gratuidade é restrita aos fins de semana —de segunda a sexta-feira, assim como nos feriados, o usuário continua pagando para embarcar.

Na cidade de São Paulo, o programa Domingão Tarifa Zero prevê gratuidade aos domingos e feriados. Segundo a prefeitura, os ônibus terão catraca livre nesta segunda-feira (1º), dia da confraternização universal.

No primeiro dia de passe livre, a capital registrou aumento de aproximadamente 35% no número de passageiros utilizando o sistema de ônibus, segundo a prefeitura. A demanda saltou de 2,2 milhões de usuários para 2,9 milhões.

Em São Caetano do Sul, a política de gratuidade nos ônibus está em vigor desde o início de novembro. No caso do município, o passe livre não se restringe a fins de semana e feriados, ou seja, está disponível também nos dias úteis.

Em pouco tempo de tarifa zero, a cidade viu dobrar o número de passageiros que utilizam os ônibus da cidade. A medida custa R$ 2,9 milhões mensais à prefeitura.

Também na região metropolitana de São Paulo, Vargem Grande oferece tarifa zero desde 2019, e Pirapora do Bom Jesus concede o benefício desde 2020.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.