Descrição de chapéu violência

Polícia de SP diz ter prendido 712 detentos durante saída temporária

Secretária de Segurança Pública afirmou que presos descumpriram medidas e foram reconduzidos aos presídios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Campinas

A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que 712 detentos que estavam em saída temporária foram presos novamente e reconduzidos aos presídios nas últimas duas semanas em todo o estado.

A saída temporária de fim de ano, que começou no dia 23 de dezembro, terminou nesta quarta-feira (3).

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), os presos descumpriram medidas previstas pelo benefício. As prisões foram feitas em parceria da polícia com o Poder Judiciário e a Secretaria de Administração Penitenciária.

Em um balanço anterior, divulgado no último sábado (30), 398 haviam voltado mais cedo para a cadeia. Os outros 314 foram capturados até esta quarta, quando todos tiveram que voltar aos presídios, permitindo uma nova contagem.

Policiais militares reconduziram cerca de 400 presos durante saída temporária
Carros da Polícia Militar; PMs reconduziram cerca de 400 presos durante saída temporária - Divulgação - 23.nov.23/SSP

Para auxiliar os policiais nas reconduções dos presos durante a saída temporária, foram disponibilizados tablets com informação de todas as situações vetadas durante o benefício.

Isso, segundo a SSP, agilizou o trabalho dos policiais, que agora não têm mais que conduzir o detento até a delegacia para verificar se as medidas foram descumpridas.

Os presos que saem da cadeia durante datas comemorativas devem permanecer no endereço informado previamente à penitenciária e não podem frequentar bares e casas noturnas.

O benefício é concedido a presos em regime semiaberto ou que tenham cumprido um sexto da pena, se primário, e um quarto, se reincidente.

Em postagem em uma rede social neste sábado (30), o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, comentou as prisões. "Era para estar na 'ressocialização', segundo os que defendem a saída temporária, mas estava traficando drogas", escreveu ao citar o caso de uma prisão feita no interior do estado.

Segundo o secretário, o detento foi flagrado vendendo drogas em Mogi Guaçu (SP) durante o benefício da saída temporária.

Outras três prisões, de acordo com o secretário, foram feitas na região da cracolândia, no centro da capital, onde os presos foram flagrados com drogas.

Na quinta-feira (28), um condenado por tráfico de drogas foi detido enquanto andava de jet ski em uma represa de São Bernardo do Campo (ABC). De acordo com a SSP, o preso era monitorado por tornozeleira eletrônica, que emitiu um alerta de que ele havia saído do endereço informado ao presídio.

Derrite, deputado federal pelo PL e licenciado para atuar como secretário, é relator de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e prevê o fim da saída temporária. O partido Progressistas encomendou uma pesquisa eleitoral para avaliar a possibilidade de lançá-lo como candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.